PREFEITO E GOVERNADOR ASSINAM PROTOCOLO DE INTENÇÕES DE INCENTIVO À PRODUÇÃO DE ALIMENTOS VOLTADOS AOS PAÍSES ÁRABES

01-06-2017 16h 33

281

Prefeito Joaquim Maia fala ao empresário árabe sobre as potencialidades de Porto Nacional

O Governador do Tocantins, Marcelo Miranda e o prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, assinaram hoje,01, um protocolo de intenções que incentiva a produção de alimentos voltados aos países árabes. A assinatura ocorreu no Gabinete do Governador e também foi assinado pelo presidente das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras) e também diretor executivo da Central Islâmica Brasileira de alimentos Halal (Cibal), Mohamed Hussein El Zoghbi. O empresário veio ao Palácio Araguaia, acompanhado do deputado federal e presidente do Grupo Parlamentar Brasil Países Árabes, César Halum.

Com isso, o Tocantins deve se tornar um grande centro de produção de alimentos voltados para exportação aos países do mundo árabe que buscam empresas aptas em praticar os procedimentos Halal na produção, na armazenagem e na comercialização de seus produtos. Tais produtos, sejam eles alimentícios, vestuários ou outros, devem estar de acordo com os critérios permitidos pela religião islâmica.

ZEN – Zona Especial de Negócios

O diretor executivo, Mohamed Hussein, após apresentação das potencialidades do Tocantins pelo Governador e pelo prefeito de Porto Nacional, onde está localizada a ZEN, afirmou: “vamos começar por aqui”. E concluiu, “a partir da assinatura desse Protocolo de Intenções, vamos trabalhar em um programa para apresentarmos o Tocantins no exterior, visando grandes oportunidades de negócios existentes no Estado”. Mohamed adiantou que os municípios serão envolvidos em um trabalho de prospecção, para identificação das vocações de cada localidade e, posterior, elaboração de um macroprojeto de apresentação do Estado e de suas oportunidades.

282

Prefeito Joaquim Maia assina protocolo de intenções de parceria com países árabes

A Zona Especial de Negócios de Exportação, sediada em Porto Nacional, no distrito Luzimangues, é o maior complexo industrial da América Latina, com 11 milhões de metros quadrados. Está previsto para este mês de junho o lançamento da primeira etapa, de 1 milhão de metros quadrados.

“Receber o diretor executivo da Central Islâmica Brasileira de alimentos Halal, Mohamed Hussein é para nós um reconhecimento do grande potencial que temos para industrialização da nossa ZEN, instalada em Luzimangues. Temos certeza que, juntos com o Governo do Estado, através da empenho demonstrado pelo nosso governador Marcelo Miranda iremos alavancar de vez a industrialização não só do município de Porto Nacional, mas do Tocantins.” Disse o prefeito Joaquim Maia após assinar o protocolo.

Na visão do deputado César Halum, o Tocantins pode ser um dos grandes fornecedores desse mercado. “O Tocantins pode ser, inclusive, um modelo brasileiro a ser seguido”, destacando a importância da ZEN de Porto Nacional.
Segundo o governador, o Tocantins pode ajudar não só no aspecto da segurança alimentar, mas também em outros setores. “O que precisamos é de projetos sustentáveis para montarmos uma agenda positiva. O Tocantins tem potencial para atender a diversos segmentos”, pontuou Marcelo Miranda, citando a logística rodoviária, ferroviária, hidroviária e o potencial hídrico, que colocam o Tocantins e a região amazônica em condições favoráveis para abastecer o mundo de alimentos.

Protocolo de Intenções

283

O Tocantins tem potencial para atender a diversos segmentos”  - Gov. Marcelo Miranda

Pelo documento assinado, fica instituída a cooperação institucional entre as partes, visualizando o incentivo e a instalação de indústrias no Tocantins, interessadas na produção, no preparo e no processamento de alimentos e produtos destinados ao cumprimento das exigências do Halal. Prevê, ainda, intercâmbio de conhecimento, experiências e informações técnicas, além do desenvolvimento de ações que visem o desenvolvimento conjunto de projetos e programas para incentivar a implantação, no Estado do Tocantins, de indústrias interessadas na produção, no preparo e processamento de produtos destinados ao cumprimento das exigências do Halal.

Certificação Halal

Toda exportação brasileira para qualquer país islâmico tem que ter o Certificado Halal. É um processo pelo qual uma agência controlada pelo governo e/ou uma organização islâmica reconhecida, certifica a aptidão das indústrias em praticar os procedimentos Halal, na produção, na armazenagem e na comercialização de produtos destinados aos consumidores muçulmanos.

O secretário executivo do Grupo Parlamentar Brasil Países Árabes, Khalil Karam; o presidente da Associação dos condomínios da Zona Especial de Negócios, Pedro Vilaça; o prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia; e secretários de Estado participaram da reunião.

Ascom Prefeitura de Porto Nacional / Com informações da Secom/TO