Servidores da secretaria municipal da fazenda participam de curso sobre ITR

A capacitação teve duração de quatro horas e emitiu certificado de conclusão

faz1                                                                               A capacitação tem o objetivo de ensinar a realizar de forma eficiente, as operações relacionadas ao ITR

O Secretário Municipal da Fazenda, Loenis Fernandes, participou na manhã desta segunda-feira, 13, de um curso sobre Imposto Territorial Rural - ITR, coordenado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins - CRC. O Curso, que teve duração de quatro horas, contou com a participação de importantes personalidades da área contábil do estado, como o Presidente do CRC Tocantins, João Gonçalo dos Santos e da contadora Anakely de Fabris Sgarbossa, que ministrou palestra sobre a temática.

Durante o evento, o secretário Loenis Fernandes falou sobre a importância de manter os servidores públicos de Porto Nacional ainda mais capacitados e atualizados. "Os contadores são os responsáveis por elaborarem todos os documentos necessários para a declaração dos tributos  do município, ao fiscalizarmos essas declarações constatamos alguns casos de declarações realizadas por inconsistência de valores do município ou da receita federal e isso pode ocasionar em uma declaração feita de modo incorreto e iniciar todo um processo de fiscalização”, enfatizou.

Para o presidente do CRC Tocantins, o curso realizado em Porto Nacional faz toda a diferença dentro do órgão público. "O nosso maior objetivo é levar para os nossos colegas uma visão ainda mais prática da realização do Imposto Territorial Rural, parte da arrecadação do município vem dos tributos em especial do ITR  então é de fundamental importância que os contadores estejam cada vez mais preparados  para elaborarem essa declaração da melhor maneira possível", explicou. Ainda de acordo com João Gonçalo, ao final do curso os profissionais irão receber o certificado.

O Curso

A capacitação tem o objetivo de ensinar a realizar de forma eficiente, as operações relacionadas ao Imposto Territorial - ITR, conhecendo desde os fundamentos da legislação e regras gerais, até a rotina prática relacionada à imunidades, isenção, incidência, contribuintes responsáveis, documentação, declaração do imposto sobre a Propriedade Territorial (DITR), prazo de entrega e muitos outros pontos de atenção para aplicar na prática do seu contexto profissional os conhecimentos adquiridos.

Texto e fotos: Mychelle Tauane