Prefeitura de Porto Nacional promove Dia de Campo Hortaliças com ampla participação de produtores da agricultura familiar

O evento objetivou incentivar e oferecer apoio técnico aos produtores da zona rural e reuniu empresários e autoridades locais

guilhemer

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Nesta terça-feira, 14, a Prefeitura Municipal de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Agricultura e Desenvolvimento Urbano, promoveu um Dia de Campo Hortaliças, que reuniu produtores e autoridades municipais no reassentamento dos olericultores- Nova Pinheirópolis. O objetivo do evento foi incentivar e oferecer apoio técnico aos produtores da zona rural.

Conforme o prefeito Ronivon Maciel, o Dia de Campo agrega conhecimento, principalmente na parte técnica. “O evento é uma importante oportunidade para aproximar os produtores e fortalecer a atividade rural de Porto Nacional. O município está à disposição e empenhado em fomentar nossa produção. Diariamente nós frequentamos as feiras, os supermercados, e encontramos nossas hortaliças frescas e com qualidade, mas por trás disso, existe todo um trabalho realizado pelos produtores da agricultura familiar, para levar esses produtos até a população”, destacou.

O consumo diário de hortaliças é benéfico para a saúde. Elas são importantes fontes de vitaminas, sais minerais, fibras e antioxidantes. Em relação às vitaminas, a única não fornecida pelas hortaliças é a B12, por estar presente somente em alimentos de origem animal.” Aponta Warley Marcos Nascimento (Pesquisador e Chefe Geral) Embrapa Hortaliças.

fcerraso

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

O Secretário Municipal de Infraestrutura, Agricultura e Desenvolvimento Urbano, Marcos Antônio Lemos Ribeiro, ressaltou que a gestão busca promover a assistência necessária para que os produtores tenham, cada vez mais, disposição e conhecimento na realização do processo de plantio até a distribuição. “Temos muitas novidades para os produtores, além do conhecimento levado, teremos licitações de maquinários que contemplam tanto a área das estradas vicinais, quanto do plantio”, informou.

natividade

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Os cursos e palestras abordaram os temas referentes ao momento atual. O palestrante Bonfim dos Santos, Técnico Geminar, ressaltou que são muitos os desafios enfrentados pelos produtores de hortaliça neste período, no entanto, durante a palestra ele explicou as melhores formas de trabalhar para evitar prejuízos. “Tiramos dúvidas, auxiliamos os produtores e mostramos que é possível realizar o plantio com os cuidados e ter bons resultados. A troca de conhecimento é fundamental, pois o desenvolvimento da cidade passa também pelos produtores rurais”, explicou.

O proprietário da chácara, Guilherme Francisco de Sousa, parabenizou a ação da Prefeitura, e reforçou a necessidade dos cursos para o desenvolvimento dos plantios. “Nosso município necessita do apoio da Prefeitura, ficamos muito felizes com a realização deste evento e estamos à disposição para participar sempre”, ressaltou.

Vale destacar, que o município atualmente conta com uma horta educativa, que fornece semanalmente 80 kit’s para estudantes de baixa renda, beneficiados com o programa da SEMAS. Além disso, realizada acompanhamento técnico em hortas comunitárias, Escolas, e entidades como a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), CEACDAN (Centro de Educação e Ação Comunitária Dom Alano Du Noday).

Estiveram presentes também, autoridades como o coordenador das hortas de Porto Nacional, Luiz Neive; o vereador Firmino Rocha; o representante da Secretaria da Juventude, Pedro Henrique; e a representante da Escola Osvaldo Aires, Milena Carvalho; Superintendência Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo.

Por: Anne karianny Moreira

Secretaria da Comunicação