Serviço de Inspeção Municipal faz vistoria com o intuito de auxiliar na reestruturação de estabelecimento

Esse procedimento visa o controle da qualidade dos alimentos

cp

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Agricultura, por meio da equipe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Porto Nacional, realizou vistoria em estabelecimento de fabricação de doces de leite. O intuito da visita foi fiscalizar o cumprimento das práticas de higiene e fabricação, segundo rege a legislação específica.

O órgão segue os dispostos na Lei do SIM n°. 2.031 de 07 de junho de 2011, regulamentada pelo Decreto n°. 31 de 25 de janeiro de 2023. Uma equipe do Ruraltins também esteve presente durante a ação para auxiliar nas adequações estruturais da instalação e elaboração de planta baixa, layouts e fluxograma de produção.

msavedeus

Foto: Divulgação

Durante a visita, a engenheira ambiental que atua na Secretaria, Fernanda Soares, realizou a vistoria da área para elaboração dos estudos que permitirão a regularização ambiental da agroindústria.

A médica veterinária e inspetora do SIM, Candice Colombo dos Santos, explica mais sobre o procedimento. “O serviço de inspeção Municipal realiza esse tipo de fiscalização pelo menos uma vez ao mês em todas as indústrias que produzem produtos de origem animal registradas no município, assim como foi nessa indústria de doce de leite”. Candice também ressalta que essas inspeções são importantes porque visam o controle da qualidade dos alimentos, na qual se verificam as condições sanitárias do ambiente e as boas práticas de fabricação dos manipuladores.

Esse procedimento foi necessário, pois a indústria vistoriada pretende aderir ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-TO) e, para isso, é preciso que o local se reestruture de forma a apresentar maior funcionalidade. Dessa forma, a comercialização dos seus produtos poderão se expandir para outros municípios do estado.

Também estiveram na vistoria o zootecnista da Secretaria Municipal da Agricultura, Thiago Henrique, a engenheira de alimentos do Ruraltins, Aline Paula de Oliveira Evaristo, e a Técnica em operações de suporte e desenvolvimento também do Ruraltins, Iza Maria Rodrigues Neves.

Por: Anne Karianny Moreira
Secretaria Municipal de Comunicação