Alunos da EJA de Porto Nacional participam de palestra durante a Semana da Defensoria Pública

60476612 2198339806868290 3760481516778422272 n

 

Alunos do 3º segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Estadual Marechal Artur da Costa e Silva, localizada no Setor Jardim Querido, participaram de uma palestra sobre a atuação da Defensoria Pública na promoção dos Direitos das Mulheres.

Com o apoio da Prefeitura de Porto Nacional, a atividade tem como foco as mulheres, e atendem ao tema da campanha nacional “Em Defesa Delas: defensoras e defensores públicos pela garantia dos direitos das mulheres”, realizada pela Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos.

A campanha é coordenada pela defensora pública de Porto Nacional, Denize Souza Leite. Para ela, falar dos direitos das mulheres é algo urgente e necessário, por isso a palestra elaborada buscou abordar o impacto social e informar as mulheres portuenses.

Conforme dados da Secretaria Estadual da Segurança Pública, o Tocantins é o sétimo estado do país com maior índice de violência contra a mulher. “Os direitos das mulheres deve ser uma luta de todos. As mulheres sozinhas não conseguem. Por isso, precisamos de um público misto com a participação dos homens, pra entendermos a intenção da campanha”, explicou a Defensora responsável.

 

60482306 2198339863534951 9004853296359276544 n 1 1

 

Conforme a professora e coordenadora da escola estadual, Albertízia Ribeiro, cerca de 200 alunos participaram da palestra. “A maioria desses alunos são jovens socialmente vulneráveis, ou seja, são alunos que por algum motivo deixaram a escola e retornaram aos estudos depois de muito tempo. A iniciativa é muito importante para a educação e orientação, porque muitos não conhecem seus direitos”, observou a coordenadora do colégio.

Políticas Públicas

Segundo Denize Leite, a intenção é disponibilizar às mulheres portuenses, todas as políticas públicas de proteção e garantia aos seus direitos, existentes na Defensoria Pública. 

“Nossa campanha tem os eixos da violência doméstica, a questão das mulheres encarceradas, em situação de rua, violência obstétrica, opressões e racismo, entre outros aspectos, visando à compreensão da sociedade desta realidade inaceitável ainda nos dias de hoje”, disse a Defensora.

 

 

Texto: Luciana Macedo/Secom Porto

Fotos Dornil Sobrinho/Secom Porto