Prefeito Joaquim Maia envolve empresários portuenses no Sertões 2019; competição chega dia 28 no Município

WhatsApp Image 2019 08 06 at 15.14.43

“Agradecemos a presença de todos os que entenderam a dimensão do que estamos propondo, com o Sertões 2019 em Porto Nacional – Etapa 4 Catedral. Aos parceiros SEBRAE, Polícia Militar, CDL, ACISA-PN, empresários portuenses, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Tiro de Guerra 11-005, todos os prestadores de serviços e a imprensa, nosso muito obrigado por estarem conosco nessa grande empreitada”, disse o prefeito Joaquim Maia em reunião-geral realizada nessa segunda-feira, 05.

WhatsApp Image 2019 08 05 at 21.10.01

Logo na abertura do encontro, a equipe da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, comandanda pelo secretário Arnaldo Bahia, soltou três vídeos mostrando o que é a competição – O maior evento brasileiro Adventure, bem como, um projeto que tem ainda, mais duas dimensões: Social e Turística. São mais de 300 competidores que cruzarão o Brasil numa viagem de quase 5.000 km, envolvendo 2.000 pessoas, entre competidores, equipe técnica e organização.

“Não percam a oportunidade de ver as máquinas de perto! São carros, bugies de última geração, motos, quadriciclos e UTVs. A caravana chega dia 28 de agosto e dorme em nossa cidade”, disse o prefeito Joaquim Maia, convidando a todos para prestigiarem e participarem do grande evento.

O Prefeito explanou sobre o maior Rally das Américas, destacando a importância do evento para Porto Nacional, Tocantins, Brasil e para o Mundo. Trajeto, equipe organizadora, Expedições Sertões, parcerias, carros e pilotos, localidades, todo o comércio local, estrutura do evento na cidade, Concursos “Sertões de Artes” e “Prato Típico Cidade Anfitriã”, Vila Sertões, abastecimento do comércio alimentício do município, divulgação, destinos turísticos e muitos outros assuntos foram discutidos no encontro.

WhatsApp Image 2019 08 05 at 21.10.45

Porto Nacional e o Sertões

O prefeito Joaquim Maia e o vice-prefeito Ronivon Maciel fizeram uma chamamento a todos os empresários portuenses, ambulantes, prestadores de serviços e a comunidade em geral, para se envolver de forma genuína com o Sertões 2019.

“Vamos participar desse evento, de forma diferente, com uma visão de crescimento. Os organizadores do rally tem tido um cuidado especial com nossa cidade, e tem nos agradecido por estarmos sendo parceiros em tudo, bem como, pelo tratamento dispensado a eles”, enfatizou Ronivon Maciel.

Com a passagem dos sertões, os comerciantes de bebidas e comidas, postos de combustíveis, farmácias, borracharias, oficinas, lavajatos, panificadoras e outros serviços devem estar preparados para receber cerca de 2 mil pessoas que estarão na cidade por 24 horas.

A rede hoteleira da cidade está com quase 100% de sua capacidade, preenchida. O Sertões certamente trará uma grande possiblidade de geração de renda para o Município, em tão pouco tempo.

A preparação para cruzar o Jalapão acontece ainda em Porto Nacional, onde começa a etapa maratona, rumo a São Félix do Tocantins, onde os veículos ficarão sem assistência técnica por 36 horas, até chegarem a Bom Jesus-PI.

Fomento da economia

Oportunidades de negócios, movimentação da economia, ofertar pratos típicos diferenciados para os paladares maios ousados do Sertões 2019. Essa demanda também foi sugerida pelo prefeito Joaquim Maia e está dando certo.

O SEBRAE, regional de Porto Nacional, está oportunizando aos empresários portuenses envolvidos no Sertões, palestras e capacitações técnicas, para que os comerciantes e seus colaboradores recebam, de maneira adequada, todos os integrantes da competição, turistas e visitantes. Um papel fundamental, porque aquilo que se deixa como imagem é o que se leva, impressiona e divulga.

Um investimento válido, porque a Capital Tocantinense da Cultura e Centenária Porto Nacional será um vitrine para o mundo.

Definição das Etapas

No mês de maio desse ano, o prefeito Joaquim Maia foi convidado pela organização do Sertões 2019, para ir a Barueri, interior do Estado de São Paulo onde acompanharia o lançamento oficial da competição e a definição das etapas do rally. No evento, o gestor pode ver, em potencial, o tamanho do Sertões.

WhatsApp Image 2019 05 15 at 15.32.12

Escolhido para receber a 4ª etapa, que se chamaria Catedral, o prefeito de Porto Nacional comemorou a escolha do Município, com muita alegria e entusiasmo. “Valeram nossos esforços no sentido de inserir Porto nesse roteiro de tamanha envergadura. Vamos incluir, definitivamente, nossa cidade nos roteiros dos grandes eventos nacionais”, argumentou Joaquim Maia.

De Rally dos Sertões para Sertões

Passando por momentos de transição, o rally mudou não só de nome, mas de propósito de ser, com injeção de mais capital, desde o ano passado. A organização do evento “off road” passou a ter uma visão de não somente fazer um rally, mas tornar a marca Sertões muito maior, levando o Brasil e o mundo para o interior do país, mostrando suas belezas seus potenciais, o povo que aqui mora e, também, construindo caminhos para essas regiões. A busca por novas aventuras e mais responsabilidade social.

345rs18victoreleuterio060436 2 87339293

Texto: Umbelina Costa