Lançamento do Programa Juntos Tocantins: Municípios em Rede acontece nesta quarta, 18, em Palmas

 

Comunitas marca transparente

Sete cidades do Tocantins recebem consultoria da Comunitas para melhoria das finanças públicas, da segurança e do saneamento básico

 

A organização social Comunitas, por meio do “Programa Juntos”, realiza nesta quarta-feira, 18, a solenidade de assinatura de acordos de cooperação com sete municípios do Estado do Tocantins. O evento acontece em Palmas, das 8h30 às 17h.

Ao assinar os acordos de cooperação, as cidades de Gurupi, Porto Nacional, Guaraí, Miranorte, Paraíso, Taguatinga e Colinas passam a integrar o “Programa Juntos Pelo Desenvolvimento Sustentável”, da Comunitas. E, desta forma, começam a receber consultoria da entidade para melhorar as finanças públicas do município e também a segurança e a rede de saneamento, públicos. A consultoria tem prazo de 10 meses, mas o trabalho das administrações públicas continua a ser acompanhado pelo Programa até o fim dos mandatos dos prefeitos.

O Programa Juntos é formado por grandes líderes empresariais de todo o país que investem não só recursos financeiros nos projetos, mas também toda experiência e competências técnicas, assumindo o compromisso e a responsabilidade do setor privado como colaborador do desenvolvimento social e econômico do Brasil.

Não há dinheiro público envolvido nas parcerias com as prefeituras. Todos os recursos são provenientes de investimentos privados.

Serão desenvolvidos, nas sete cidades, projetos cujo objetivo é buscar o equilíbrio sustentável das contas públicas, com ações também voltadas para o aumento da arrecadação.

Serão formatados, ainda, programas estratégicos de saneamento básico para melhorar e aumentar a rede de esgoto, beneficiando uma parcela maior da população destes municípios.

Também será feito um diagnóstico da violência urbana nestes municípios para a formatação de soluções que visam baixar os índices de criminalidade e melhorar a segurança dos moradores.

Estas três áreas – finanças públicas, segurança e saneamento básico - foram definidas por meio do modelo de governança compartilhada estabelecida pelo Programa Juntos, que leva em consideração as necessidades do município, compreende a vontade política do prefeito, a capacidade de execução das equipes da administração municipal e a possibilidade de geração de um legado para o futuro.

Serão apresentadas demandas de curto, médio e longo prazos, com o objetivo principal de contribuir para a melhoria dos serviços públicos nos municípios a partir de um modelo inovador de governança colaborativa entre os setores público, privado e sociedade civil. O trabalho será desenvolvido com o apoio de diversos parceiros, entre eles a BRK Ambiental.

“Mais importante ainda que as ações que serão implementadas, é o acompanhamento da gestão de forma transparente e compartilhada, possibilitando que todos, inclusive os cidadãos, possa participar das conquistas e de seus resultados. Isso porque acreditamos que a gestão é realmente pública”, diz a diretora de Relações Institucionais da Comunitas, Ronyse Pacheco.

A Comunitas e o Programa Juntos

A Comunitas é uma organização da sociedade civil brasileira que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento social e econômico do país.

Fazem parte da rede do Programa Juntos, cidades como São Paulo, Salvador, Caruaru e Porto Alegre. Além dos Governos dos Estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Pará e Rio Grande do Sul.

SERVIÇO

Solenidade de Lançamento do Programa Juntos Tocantins - Municípios em Rede

Data: 18/09/2019, das 08:30 às 17:30

Local: Quadra 102 conjunto 2, lote 2, Quadra 10 Sul Avenida NS 2, 2, Q. 104 Sul Avenida NS 2, 2 - Plano Diretor Sul, Palmas - TO

AGENDA

08h30

Recepção dos participantes e imprensa

09h00

Boas Vindas: Ronyse Pacheco, Diretora de Relações Institucionais da Comunitas

 

09h10

Solenidade de assinatura dos Acordos de Cooperação

09h40

Desafios e Perspectivas para o equilíbrio das contas nos municípios, Fulvio Albertoni, Secretário de Fazenda de Juiz de Fora, município parceiro do Programa Juntos

10h30

Diretrizes gerais do projeto e metodologia de trabalho nos municípios tocantinenses – Rodolfo Fiori, GOVE

 

11h30

Alinhamento do escopo e definição das metas: Equipe de especialistas da GOVE e Prefeitos.

 

12h15

Almoço

 

13h30

KickOff da frente de Trabalho: Apresentação detalhada do projeto aos Secretários de Finanças e áreas correlatas das prefeituras participantes

ü  Infraestrutura necessária para o projeto;

ü  Perfil dos servidores participantes;

ü  Apresentação do cronograma de atividades

 

15h00

Diagnóstico Inicial e identificação de oportunidades nos municípios

 

17h00

Encaminhamentos e encerramento das atividades

 

 

 

Mais informações, entrar em contato com Regina Terraz/Ass. Imprensa Comunitas

Contato: (11) 97596-2423/E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.