Dia da Bandeira: TG e Prefeitura realizam evento cívico em comemoração à data

WhatsApp Image 2019 11 19 at 08.51.01

Celebração ao Dia da Bandeira no TG 11-005 em Porto Nacional

O dia da Bandeira, celebrado nacionalmente em 19 de novembro, teve um significado especial em Porto Nacional. A solenidade de celebração ocorreu na sede do Tiro de Guerra (TG) 11-005 e reuniu autoridades locais, atiradores, monitores, reservistas, voluntários e comunidade em geral, fazendo menção a importância do símbolo para a nação brasileira.

WhatsApp Image 2019 11 19 at 08.51.58

WhatsApp Image 2019 11 19 at 08.51.46

Hasteamento da bandeira do Brasil pelo prefeito Joaquim Maia

WhatsApp Image 2019 11 19 at 08.51.51

O prefeito Joaquim Maia, que também é diretor do TG, esteve acompanhado do vice-prefeito Ronivon Maciel, onde foram recepcionados pelo Sub-Tenente Fábio Eduardo da Silva, chefe de instrução do TG 11-005.

Agindo em reverência e homenagem ao símbolo, a turma de atiradores, conduzida pelo monitor Gabriel, foi apresentada no Pátio Duque de Caxias. Estiveram presentes as secretárias municipais, Shyrleide Maia, Sarah Mourão e Anna Crystina Brito, madrinhas dos soldados.

WhatsApp Image 2019 11 19 at 08.50.08

O cronograma incluiu o tradicional hasteamento do pavilhão nacional feito pelo prefeito Joaquim Maia e, em seguida, o canto do Hino à Bandeira, de autoria de Olavo Bilac e Francisco Braga, executado pelo som da Banda da Guarda Municipal Mestre Adelino.

WhatsApp Image 2019 11 19 at 08.51.39

Execução do Hino Nacional

WhatsApp Image 2019 11 19 at 08.50.21

Banda da Guarda Municipal Mestre Adelino

Além disso, como é tradição na data comemorativa, foi feita a leitura da ordem do dia e coube ao comandante do TG, Fábio Eduardo, a incineração das bandeiras que, no ano de 2019, se tornaram inservíveis ao uso.

WhatsApp Image 2019 11 19 at 08.51.31

Incineração das bandeiras que no ano de 2019 se tornaram inservíveis ao uso

Em seu pronunciamento, o prefeito falou do sentimento de civismo e amor à Pátria. Dirigiu-se aos soldados, ressaltando a relevância do momento e demonstrou grata satisfação de atualmente ser o diretor do TG:

“Saúdo a todos e digo que é bonito ver o empenho e dedicação dos soldados durante todo esse ano de 2019. Isso faz com que a gente se encha de orgulho e tenha a percepção que algo diferente está acontecendo na vida de vocês. A bandeira do Brasil já teve a oportunidade de muitas vezes ser erguida, de estar segura nas mãos de muitos homens que lutaram por nossa terra - alguns com arma em punho, outros com a voz à frente, outros abraçados a ela, em prol da defesa da pátria brasileira”, disse honrosamente o Prefeito.

WhatsApp Image 2019 11 19 at 08.51.05

Prefeito Joaquim Maia

Continuando seu discurso, Joaquim Maia falou que “fazemos reverência a esse símbolo, não de qualquer forma, mas, de uma forma de entender que ela representa aquilo que temos de maior, que é a nossa pátria, soberania, e acima de tudo, o lugar onde vivemos, onde temos nossa família pra defender e cuidar. E assim, de maneira especial, vocês fizeram o juramento à pátria, e acima de tudo, ao povo, e isso faz muita diferença de agora pra frente na vida de vocês”, proferiu o Prefeito aos soldados.

O chefe do executivo portuense disse, ainda, que muito em breve estará de volta ao TG para a formatura dos atiradores. “Um momento que vai ser de alegria e regozijo, fruto de um ano de muita dedicação. Temos a certeza de que tudo que se aprendeu aqui será levado pra vida de cada um dos senhores”, destacou Joaquim Maia.

WhatsApp Image 2019 11 19 at 08.50.39

"A bandeira do Brasil já teve a oportunidade de muitas vezes ser erguida e de estar segura nas mãos de muitos homens que lutaram por nossa terra"

Já a mensagem do comandante do TG 11-005, Sub-Tenente Fábio Eduardo, destacou o sentimento patriótico de amor e respeito pela bandeira do Brasil.

“Agradeço a presença de todos, nessa importante data que é o dia em que exercemos o nosso dever de cidadão, de cultuar um dos símbolos mais importantes da nação, que é a bandeira nacional. E nesse dia os atiradores tiveram a oportunidade de fazer o juramento à bandeira, na qual, juraram defendê-la, se preciso for com sacrifício da própria vida. E isso, nós iremos levar para o resto de nossas vidas, e não só hoje, como militares, mas depois na reserva também”, enfatizou o Sub-Tenente.

Texto: Jornalista Luciana Macedo

Fotos: Rodrigo Alves