“Memória da Aviação”: Canal Idearte Audiovisual estreia série documental na plataforma Youtube neste domingo, 26

 

 

 

Imagem Cópia 8 1000000000000000

Comandante portuense, Aderson da Silva Costa

 

O canal Idearte Audiovisual lança neste domingo, 26, uma nova série documental que vai abordar a história da aviação e dos aviadores que contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento da aviação na região da Amazônia Legal, desde os anos 40, do século passado. Um meio de transporte que possibilitou, de forma vertiginosa, o avanço de áreas antes servidas apenas por canoas e lombos de burro.

Uma história que começa lá atrás, em 1931, quando o então major Lisyas Rodrigues implantou os primeiros campos de pouso, na rota Rio de Janeiro a Belém do Pará, inaugurada por ele no dia 14 de novembro de 1935, num voo inaugural feito em um avião de tela. Um Waco 147 CSO, junto com o sargento Soriano Bastos.

Daí em diante, cidades da rota como Porto Nacional, Pedro Afonso e Carolina eram servidas todos os dias com pousos e decolagens de aeronaves, primeiramente, do Correio Aéreo Nacional. Depois com as companhias aéreas criadas logo após a 2ª grande Guerra Mundial, que começaram a atender as cidades mais distantes dos maiores centros do País.

Com direção do cineasta e jornalista, João Luiz Neiva, a série é o resultado de um minucioso trabalho de apuração.

A série revela o surgimento da tímida aviação civil que atendia as regiões de exploração mineral e de difícil acesso, em virtude da falta de estradas na região amazônica - que agora passaria a ter pequenos aviões servindo como o único meio de levar e trazer os exploradores para os garimpos de cristais e diamante - como os de Chapada, hoje Cristalândia e Piaus, hoje Pium. Todos pertencentes ao município de Porto Nacional, no antigo norte de Goiás, hoje Tocantins. Isso nos idos dos anos 40 e 50 do século passado.

Esse incremento da aviação civil, no país, despertou o interesse de muitos jovens em buscar formação nessa área. Devido à grande demanda por profissionais qualificados com formação de piloto, aeroclubes foram abertos, o que possibilitou o ingresso dos interessados. Porto Nacional, em Goiás, e Carolina, no Maranhão, criaram os seus, respectivamente, em 1955 e 1953.

Os pilotos pioneiros da aviação, que começaram a voar na região amazônica em seus pequenos aviões de tela, transportavam de tudo, decolando e pousando em pistas improvisadas e de alto risco, abrindo frentes de trabalho, onde somente o avião podia chegar, deram uma contribuição incalculável para a consolidação de diversas localidades nesse setentrião brasileiro, tanto do antigo norte de Goiás, hoje Tocantins, como no Mato Grosso e Pará.

Em Porto Nacional, o aeroclube fundado em 1955, formou apenas duas turmas, mas o suficiente para plantar uma semente que prosperou e instigou vários jovens a se qualificarem como pilotos de avião.

 

40000000000000

Comandante Elvecino Barros (élice)

 

Mesmo com a descontinuidade do aeroclube na cidade, as novas gerações trataram de buscar essa formação em outros centros.

Segundo o produtor, roteirista e diretor, João Luiz Neiva, a série “Memória da Aviação”, já em produção pela equipe do Canal Idearte Audiovisual, lança os primeiros seis episódios de um total de 70, que serão produzidos ao longo de todo o ano de 2020.

Os seis primeiros episódios trazem as histórias dos aviadores pioneiros no antigo norte de Goiás, que voavam sem rádio e GPS, somente na bússola e no braço. Comandantes, Elvecino Barros, José Dourado, Vicente Alves, Aderson Costa, Argemiro Pereira Filho e Sebastião Sardinha.

 

53

Comandante José Dourado

 

IMG 20181128 WA0051

Comandante Vicente Alves de Oliveira, o Vicentão

 

O Canal Idearte é um coletivo de produção, que tem como foco o patrimônio material e imaterial do Estado do Tocantins. Trabalha para assegurar as reminiscências do mais novo Estado da federação, que conseguiu sua sonhada autonomia com a Constituinte de 1988.

O portfólio do canal pode ser acessado na plataforma Youtube, canal Idearte Audiovisual. São mais de 70 documentários disponíveis que retratam histórias e fatos que marcaram a história do antigo norte goiano.

Segundo o documentarista João Luiz Neiva, todas essas produções contaram com o apoio financeiro de pessoas físicas e jurídicas que acreditaram na força do audiovisual como ferramenta de divulgação dessa rica história.

Para esse projeto, a produção colocou à disposição duas contas para possíveis apoiadores da série, que terão seus nomes grafados na ficha técnica do projeto.

 

Banco do Brasil, agência 1117-7 Conta Poupança 46.641-7 Operação 51

Caixa Econômica, agência 2525 Conta Poupança 610.880-8 Operação 013

Contatos podem ser efetivados através do telefone 63/98491-4161

 

Serviço

Memória da Aviação – 06 episódios

Direção e Roteiro – João Luiz Neiva

Classificação – Livre

Lançamento: 27 de janeiro de 2020

Plataforma – Youtube - Canal Idearte Audiovisual

 

 

Texto: Luciana Macedo

Fotos: Arquivos /João Luiz Neiva

Secretaria Municipal da Comunicação