PREFEITURA FAZ BALANÇO POSITIVO DA 1ª EDIÇÃO DO PROGRAMA MEU BAIRRO MELHOR

 

O projeto Meu Bairro Melhor, idealizado pelo prefeito Joaquim Maia promoveu durante sete dias uma série de ações contemplando os bairros Granville, Vila Operária e São Francisco, desde limpeza pública, com varrição de ruas, coleta de lixo e entulho, reposição de iluminação, operação tapa-buraco, roçagem, recolhimento do mato roçado, pintura dos meios-fios, distribuição de mudas para incentivar a arborização, prática esportiva para combater o sedentarismo; atividades culturais, de lazer e pedagógicas para educação das crianças; atendimentos preventivos à saúde, sendo realizados, exames clínicos, atendimento médico especializado, emissão do cartão SUS, vacinações, dentre outras iniciativas.

infra1

O engajamento da população foi fundamental para o sucesso do programa e para chamar a atenção dos moradores, o prefeito Joaquim acompanhado do vice-prefeito, Ronivon, e de sua equipe de governo, caminhou pelos bairros, convidando inúmeras famílias a participar e divulgar o Meu Bairro Melhor.

As secretarias de Saúde, Educação, Juventude, Esporte, Assistência Social, Cultura e Turismo, Produção e Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, entre outras, se instalaram na Praça central do setor Vila Operária, levando diversas ações para todos os públicos.

Educação

A Secretária Municipal da Educação (SME), Deusina Ribeiro, apresentou o programa Meu Bairro Melhor às crianças da Escola Municipal Marieta Macedo e à comunidade. Uma das ações foi sensibilizar esses estudantes a trabalhar em equipe em prol da preservação e organização do espaço escolar. Além disso, foi trabalhada com os alunos a arborização urbana como ferramenta de educação, momento em que foram orientadas sobre a importância de não jogar lixo e entulho nas ruas e da limpeza no terreno da escola. Os pais foram beneficiados com o Projeto Escola de Pais, da SME, que busca aproximar a família da escola. Ressaltando que, palestras e cursos rápidos foram realizados para comunidade, através da SME.

Juventude

O “Feirão da Juventude” promovido pela Secretaria Municipal da Juventude fomentou ações especiais à população dos bairros, permitindo a exposição e comercialização de produtos, além do acesso às manifestações culturais locais, como a capoeira e dança, além da exibição de filmes, tornando essas opções de entretenimento mais democráticas.

Infraestrutura

 

Já a Infraestrutura e Mobilidade Urbana se mobilizaram para a ação de limpeza e melhoria dos bairros contemplados pelo projeto, realizando um grande mutirão, retirando do bairro toneladas de lixos e entulhos. Buracos foram tampados, meio-fios refeitos e a iluminação pública foi revista, deixando os três bairros 100% iluminados. Devido a dimensão dos bairros, os serviços da Infra ainda estão sendo efetuados. Por ordem do prefeito Joaquim Maia, os serviços só  devem parar quando atingir 100% da meta.

Esporte

O esporte não podia ficar de fora das ações do projeto Meu Bairro Melhor. Além de jogos e brincadeiras com as crianças do local, foi realizada uma grande confraternização futebolística entre a Prefeitura e os bairros, São Francisco, Vila Operária e Granville. Chegando ao final do grande jogo com o placar de 4x2, em favor do time da Prefeitura, com um gol marcado pelo prefeito Joaquim Maia.

SEMAS

carteira

Durante os dias de evento, a Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveu um conjunto de ações como forma de garantir benefícios e direitos aos cidadãos. Palestras em parceria com o SEBRAE/TO e a Assistência Social do município, foram realizadas na Escola Marieta Macedo, abordando a temática “Controle as Finanças de seu Negócio” e “Empreendendo e Gerenciando um pequeno Negócio”, para proprietários de empresas e pessoas que almejam iniciar seu próprio negócio.

Outras atividades, como o cadastro para o Programa Bolsa Família e visitas domiciliares foram realizadas. Um momento que recebeu muita atenção dos moradores dos bairros foi o curso rápido de como fazer sabão, o que pode gerar renda para quem colocar em prática. A grande conquista da SEMAS foi a assinatura do termo de Cooperação com o Ministério do Trabalho que irá permitir a emissão permanente da Carteira de Trabalho no município. Durante o programa 156 carteiras foram emitidas.

Saúde

Com respaldo da Prefeitura, a Secretaria Municipal da Saúde, desenvolveu também diversas ações para beneficiar, transformar e melhorar a qualidade de vida dos moradores dos bairros contemplados. A secretária Anna Crystina Brito juntamente com uma equipe exclusiva, promoveu aferição da pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, consultas, exames, entre outros. Além disso, foram intensificados os cuidados ao combate à dengue e à Zika que voltarão a ameaçar com o período chuvoso que se aproxima.

atendimento

No Posto de Saúde Isadora Chaves, na Vila Operária, o movimento foi intenso. Consultas com clínico geral e vários especialistas, além dos exames laboratoriais que eliminaram uma enorme lista de espera, marcaram a movimentação na saúde dentro do Programa.

É importante salientar que, toneladas de lixo e entulho foram recolhidos dos bairros contemplados pelo programa idealizado pela prefeitura municipal, contribuindo assim para a saúde pública e para o melhor convívio social das comunidades.

E nesse tempo, a gestão municipal tem demonstrado o seu compromisso de administrar para toda a população, indistintamente, mas, prioritariamente para os que estão, há tempos, a espera de serviços e direitos considerados essenciais à sociedade.

O envolvimento de todas as secretarias no Programa Meu Bairro Melhor foi total. A Secretaria da Produção e Desenvolvimento Econômico, promoveu a ampliação da horta dentro da Escola Marieta Macedo, enquanto a Secretaria da Cultura e do Turismo, proporcionou estrutura de som e apresentações artísticas, enfim, todas as secretarias se uniram numa só ação. Uma semana intensa com grandes resultados, assim foi a primeira edição do “Meu Bairro Melhor”.

Secom – Luciana Macedo