Em Porto Nacional presidente Bolsonaro participa do lançamento de programa que visa descobrir talentos para o esporte

 

DNA do Brasil Talentos vai atender 63 municípios do Tocantins e aproximadamente 46 mil crianças e adolescentes

                                                                                                                                                       foto vinda do presidente 2                                                                                                                                                Foto:  Alan Santos/PR

 

O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel recepcionou nesta terça-feira, 22, o Presidente da República Jair Bolsonaro, acompanhado da primeira-dama Michelle Bolsonaro e da Ministra Damares Alves que vieram ao município lançar o Programa DNA do Brasil Talentos, que visa a inclusão social e a formação profissional de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Também participaram do evento, o governador Wanderlei Barbosa, diversas autoridades federais e estaduais, além de prefeitos, vereadores e correligionários políticos, inclusive de outros Estados.

Em seu discurso, o prefeito Ronivon Maciel agradeceu a presença do presidente Bolsonaro e ressaltou que Porto Nacional tem uma linda história, é a capital da cultura tocantinense, um dos principais produtores de grãos do Estado, polo econômico, educacional, religioso, social e político. “Daqui já saíram vários representantes para o cenário nacional e estadual, como o Senador Vicentinho Alves, o deputado federal, Vicentinho Júnior e é hoje a maior representatividade de deputados estaduais com sete deputados dentre os 24 da bancada, sendo o presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade e o Governador do Estado, Wanderlei Barbosa, portuenses”, ressaltou.

“Esse programa é um passo muito acertado, pois as obras físicas sempre foram e serão importantes, mas é preciso investir nas pessoas especialmente as que vivem em situação de vulnerabilidade social. Obrigada por acreditar no programa DNA do Brasil e possibilitar uma oportunidade de transformação na vida de tanta gente que será beneficiada. Tenho certeza que desse projeto sairão muitos campeões, não apenas do esporte, mas vencedores da vida”, enfatizou o prefeito Ronivon Maciel.

Ao finalizar o discurso, o gestor municipal pediu ao presidente Bolsonaro que seja estudada, de forma excepcional, a emancipação do Distrito de Luzimangues, que possui cerca de 28 mil habitantes e se destaca como uma área promissora, tanto pela sua estratégica logística quanto pelo potencial econômico.

 

WhatsApp Image 2022 03 22 at 22.51.17 2                                                                                                                                      Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

 

Wanderlei Barbosa falou da alegria em ser o Tocantins o primeiro Estado contemplado com o programa DNA do Brasil Talentos e disse que “o Tocantins se alegra com a presença do presidente Jair Bolsonaro para o lançamento de um programa de tamanha relevância social, de suma importância para oportunizar novas perspectivas às nossas crianças e adolescentes”, frisou.

“O programa DNA do Brasil não irá apenas descobrir talentos para o esporte, mas também será dada atenção especial às crianças e aos adolescentes no intuito de descobrir se enfrentam algum tipo de violência. O esporte vai unir os programas de proteção à criança, proteção das mulheres, das pessoas com deficiência, configurando uma rede e o Tocantins é o primeiro Estado a ser beneficiado. É uma honra muito grande compartilhar essa felicidade com vocês”, disse a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

Bastante aplaudido pelos presentes, o presidente Bolsonaro falou emocionado que “é uma satisfação estar em Porto Nacional, praticamente no coração do Brasil e ser tão bem acolhido. É muito bom ver que o patriotismo está latente. Hoje, vocês possuem um presidente da República e um governo que acreditam em Deus, defendem a família e devem lealdade ao seu povo. Nós podemos fazer com o coração e com respeito, muita coisa para a população. O lançamento desse programa tão especial é uma prova do que estou dizendo, muito obrigada a todos pelo carinho”, declarou.

 

foto 2302                                                                                                                                 Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

 

DNA do Brasil

 

O programa é uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do adolescente pela Cultura e Esporte (IDECACE), que pretende promover a inclusão social por meio do esporte. Está estruturado na identificação de talentos para o esporte, na vocação profissional e na prevenção e enfrentamento de situações de violência contra crianças e adolescentes e conta com recursos dos deputados federais, Vicentinho Júnior, professora Dorinha Seabra e Carlos Henrique Gaguim, destinaram emendas parlamentares para a execução do programa no Tocantins. Nessa primeira fase do programa, 63 municípios foram contemplados e vão atender aproximadamente 46 mil crianças em todo o Estado.

Em Porto Nacional, o programa irá atuar na formação de atletas, adequação e criação de infraestrutura esportiva, detecção de talentos esportivos, orientação vocacional, implantação de sistema de gestão nos centros esportivos, disseminação das metodologias de atletas olímpicos e criação de uma campanha social para envolvimento da população. Está entre as metas do programa o desempenho de um trabalho de qualificação de profissionais da educação básica, contribuindo para a produção de conhecimento científico dos participantes.

 

Presenças

Marcaram presença na solenidade, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro; a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves; o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha; o presidente do Idecace, Wilson Cardoso; além de senadores, ministros, deputados federais e estaduais, prefeitos municipais, além de autoridades locais, representantes das comunidades acadêmicas e esportivas.

 

Por: Nadya Mayara
Secretaria Municipal da Comunicação