Prefeitura de Porto Nacional abre 6ª Semana do Meio Ambiente com Fórum sobre lixo e cidadania

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria de Planejamento, Habitação, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, deu início na manhã de quarta-feira, 06, a 6ª Semana do Meio Ambiente, com o tema “Cidadania e Meio Ambiente”. A abertura aconteceu no auditório do IFTO e debateu lixo e cidadania em um Fórum Municipal.

Envolvimento da sociedade

Com o propósito de discutir junto com a sociedade o papel social e a importância da aplicação de práticas voltadas à coleta seletiva do lixo e de materiais recicláveis, o Fórum Municipal “Lixo e Cidadania” foi aberto pelo Diretor de Meio Ambiente, Eduardo Benvindo, que explicou a importância do diálogo com os atores envolvidos no processo de recolhimento e tratamento.

“Buscamos assim alinhar o diálogo comum que já temos com a Associação de Catadores e outros segmentos da sociedade. Esse Fórum também serve para nortearmos as ações que serão implementadas no município naquilo que se refere ao descarte e reaproveitamento de materiais recicláveis. Já implementamos o projeto A3P, Agenda Ambiental na Administração Pública, por meio de lixeiras personalizadas em órgãos públicos municipais, visando trabalhar a consciência e educação ambiental dentro das repartições públicas e consequentemente dentro da sociedade”, explicou.

A Secretária do Planejamento, Habitação, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Flávia Ayres, enfatizou a importância do trabalho de conscientização da população e o papel da secretaria no processo de implementação de ações que visem a melhoria na gestão de tratamento de resíduos sólidos.

“Estamos realizando este Fórum justamente com intuito de buscarmos parceiros neste trabalho de educação e consciência ambiental. Hoje temos a participação da Associação de Catadores, escolas e outros segmentos organizados dialogando conosco no sentindo de encontrarmos agentes de mobilização que nos auxilie na implementação de ações positivas que colabore na melhoria na qualidade de vida e gere um sentimento de mudança no que se refere ao descarte de materiais recicláveis”, destacou Flávia.

O evento também apresentou em dados a evolução do trabalho realizado desde o início da gestão do Prefeito Joaquim Maia, no que se refere ao condicionamento do lixo e na aplicação de políticas públicas que minimizem os impactos causados pelo não condicionamento dos resíduos sólidos e de materiais recicláveis.

Outro ponto frisado foi a importância do papel da Associação de Catadores, que desenvolve um importante trabalho de recolhimento e tratamento de produtos recicláveis. Hoje com auxílio do Município, conta com uma sede própria em uma área cedida por cessão e o apoio de dois veículos cedidos pela Prefeitura para o trabalho de coleta.

Texto: Willian da Luz (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)