REFERÊNCIA NACIONAL: ASSOCIAÇÃO DO PIAUÍ VISITA PORTO NACIONAL PARA CONHECER PROJETO REMANDO PARA A CIDADANIA

O Prefeito Ronivon Maciel, juntamente com o Secretário de Esporte e Lazer, Capitão Diogénes Gonçalves e o Presidente da Fundação da Juventude, Murilo Ferreira, esteve presente na sede da Associação de Canoagem de Porto Nacional- ACPN, para recepcionar os integrantes da Associação Pequeno Cidadão da cidade de Parnaíba, Piauí.

CANOAGEM FOTO1 Easy Resize.com 1

A Associação de Canoagem de Porto Nacional, recebeu na manhã desta sexta-feira, 14, o Prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel juntamente com o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Capitão Diógenes Gonçalves e o Presidente da Fundação da Juventude, Murilo Ferreira, para um café da manhã.

Na ocasião, o coordenador de projetos da Associação de Canoagem de Porto Nacional, Wellington Aires,  apresentou ao Prefeito, os dirigentes da Associação Pequeno Cidadão da cidade de Parnaíba, Piauí, que vieram conhecer o projeto “Remando para a Cidadania”.

CANOAGEM 2

O presidente da Associação Pequeno Cidadão de Parnaíba-PI, Eudes Rocha, contou que depois de muito pesquisar sobre projetos sociais esportivas, tendo a canoagem como instrumento, encontrou no projeto de Porto Nacional as ferramentas de cidadania que ele procurava.

"O Projeto da canoagem aqui neste município é sem dúvidas o melhor do Brasil, muito bem estruturado. A Prefeitura de Porto Nacional está valorizando esse esporte olímpico, e para nós é motivo de muita alegria estar aqui nesta cidade maravilhosa, conhecendo o Prefeito, Ronivon Maciel e toda a equipe do projeto Remando para a Cidadania. Eu não tenho dúvidas que levaremos para a nossa cidade muito conhecimento. Além disso, gostaria de agradecer a Associação pela doação de cinco caiaques para que possamos iniciar o nosso projeto”, finalizou.

FOTO3

Para o Prefeito Ronivon Maciel, a valorização de projetos para crianças e adolescentes no município é essencial.

“O projeto Remando para a Cidadania é um cartão postal para a nossa querida Porto Nacional, e hoje nós estamos recebendo com muita alegria o Presidente da Associação Pequeno Cidadão da cidade de Parnaíba – PI, que veio exatamente para conhecer o projeto. Para nós é um motivo de muito orgulho, porque vem valorizando cada vez mais nossas crianças e adolescentes. Nós como poder público acreditamos no trabalho da equipe, porque sabemos que acima de tudo, esse projeto gera uma melhor oportunidade para a nossa juventude”, destacou o Prefeito.

REMANDO PARA A CIDADANIA

REMANDO FOTO4

O Projeto Remando para a Cidadania surgiu no ano de 2009, idealizado pelo Wellington Aires. A Associação busca proporcionar o exercício da cidadania à crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, através da prática da canoagem, esporte de alto rendimento, promovendo o protagonismo infanto-juvenil.

“O projeto surgiu a partir de observações minhas, em que crianças e adolescentes se colocavam em situação de risco ao deixarem de ir à escola para tomar banho no lago do represado Rio Tocantins. Era evidente naquela época a presença de aliciadores de menores, aquela situação me incomodava bastante. Como cidadão consciente do meu papel, comecei a pensar em encontrar um meio de interferir provocando mudanças de paradigmas”, explicou o Coordenador de Projetos da Associação de Canoagem de Porto Nacional (ACPN), Wellington Aires.

O Projeto recebe crianças e adolescentes entre 11 e 14 anos de idade.

Secretaria Municipal da Comunicação

Fotos: Dornil Sobrinho