Atletas portuenses são medalhistas de ouro em campeonato Nacional de Canoagem

O final de semana dos portuenses foi movimentado com competições esportivas nacionais e municipais

WhatsApp Image 2021 12 05 at 20.34.54                                                                             Na foto, a equipe caiaque 4, conduzido por Caio Vieira, Eduardo Fernandes, Matheus e Lucas Barros

Com o apoio da prefeitura, atletas portuenses se destacam em competição nacional de canoagem e conquistam medalhas de ouro. Já em Porto Nacional, jogos internos dos servidores municipais movimentaram o Centro Olímpico da cidade, com competições em várias modalidades esportivas, movimentando o final de semana dos portuenses.

Os atletas campeões nacionais são do projeto “Remando para a Cidadania”, que conta com o apoio da prefeitura municipal. Eles participaram do campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade 2021, realizado na cidade de Cascavel-PR, entre os dias 02 e 04 de dezembro e trouxeram para Porto Nacional medalhas de ouro nas categorias  k2 (Caiaque), conduzido por Lucas Kauan Teixeira e Marcus Assunção e K4 (Caiaque), conduzido por Caio Vieira, Eduardo Fernandes, Matheus e Lucas Barros. Já a canoísta Edicleia Matos foi eleita, no Campeonato Brasileiro, a segunda atleta mais veloz do Brasil, categoria K1 (Caiaque), nos 200 metros feminino.

Na competição municipal o troféu de vencedores ficou com a equipe JC Sports, composto pelas equipes da Fundação Municipal da Juventude e Secretaria Municipal de Comunicação, que competiu nas seguintes modalidades: Voleibol, Abdominal, Tênis de mesa e Futsal.

Projeto Remando para a Cidadania

CANOAGEM FOTOoo                                                                                                                                        Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

O Projeto surgiu em 2009, idealizado por Wellington Aires e busca proporcionar o exercício da cidadania a crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social por meio da prática da canoagem, esporte de alto rendimento que contribui para o protagonismo infanto-juvenil. O Projeto recebe crianças e adolescentes com idades entre 11 e 14 anos.

Segundo o coordenador de projetos da Associação de Canoagem de Porto Nacional (ACPN), Wellington Aires, “o projeto surgiu a partir de observações em que crianças e adolescentes se colocavam em situação de risco ao deixarem de ir à escola para tomar banho no lago da represa do Rio Tocantins. Era evidente, naquela época, a presença de aliciadores de menores e aquela situação me incomodava bastante. Como cidadão consciente do meu papel, comecei a pensar em encontrar um meio de interferir, provocando mudanças de paradigmas”, pontua.

Jogo dos servidores

jogos                                                                                                                                 Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Com objetivo de promover a integração entre os servidores da prefeitura de Porto Nacional e trabalhar a inclusão social, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer promoveu nos dias 03 e 05 o Jogos dos Servidores, que contou com a participação de todas as pastas do município. As competições ocorreram no Centro Olímpico e contou com modalidades como: natação, futsal, vôlei, tênis de mesa livre, truco, abdominal e corrida - revezamento 4x100 metros, onde homens e mulheres puderam competir juntos (equipes mistas).

Dois times dividiram a primeira colocação; JC Esportes, formado por equipes da Fundação Municipal da Juventude e Secretaria Municipal da Comunicação e a equipe composta por servidores da Secretaria Municipal da Assistência Social e da Secretaria Municipal da Produção.

Por: Mychelle Tauane