Porto Nacional tem destaque no Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2023

Os paratletas medalhistas em Brasília também irão participar da próxima fase do evento, neste sábado, 30, em Recife

WhatsApp Image 2023 09 29 at 18.49.42

Foto: Divulgação/Instituto Reviver

Com o apoio da Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, o Instituto Reviver revela o potencial de diversos paratletas e oferece a oportunidade de competirem nacionalmente. O Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2023, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), representa esse objetivo. Na quinta etapa desta temporada, os portuenses alcançaram ótimas colocações, levando medalhas de ouro e prata para casa.

A última fase, realizada no Centro Integrado de Educação Física (CIEF) e no Clube do Exército, ocorreu no dia 16 de setembro, em Brasília/DF. Nove estados participaram das provas de atletismo, halterofilismo e natação, dentre eles Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins, além do Distrito Federal. A próxima etapa está prevista para acontecer no Recife, Pernambuco, neste sábado, 30.

Para a atleta Lorena Fonseca, que atingiu o primeiro lugar nos pódios de arremesso de peso (classe F36) e 200 metros (classe T36), a competição foi satisfatória graças ao seu preparo e a meta é continuar treinando até conquistar a seleção brasileira. “O trabalho feito nos treinos foram completos [...], foi bom, treinei o ano todo para representar o Estado do Tocantins, a minha cidade Porto Nacional e meu Clube Instituto Reviver”, concluiu.

WhatsApp Image 2023 09 29 at 18jpg

Foto: Divulgação/Instituto Reviver

O técnico do Instituto Reviver em Porto Nacional, Lidervane Tavares, reafirma que a dedicação, somada ao planejamento e trabalho em equipe, reflete no alto rendimento dos atletas. “Após o Meeting Paralímpico Loterias Caixa - Brasília/DF, tivemos apenas apenas um dia de descanso. Já estamos trabalhando incansavelmente para elevar a performance de cada atleta, fazendo os últimos ajustes para a próxima competição, que será o Meeting Paralímpico Loterias Caixa - Recife/PE”, declara o servidor.

O evento reuniu 250 competidores, a delegação do Tocantins na capital brasileira foi composta por 42 pessoas, incluindo técnicos, staffs, paratletas de Palmas, Porto Nacional, Araguaína, Miracema, Araguanã, Dianópolis, Xambioá, Goiatins e Santa Fé do Araguaia. Os tocantinenses ganharam 46 medalhas, sendo 40 no atletismo (28 de ouro, 11 de prata e uma de bronze) e seis de ouro na natação. O atleta portuense, Ilquias Lopes, ficou contente pela abrangência dos talentos locais na disputa.

Ouro nos 100 metros e prata no lançamento de dardo (classe F46), também agradece pelo apoio e revela um sonho, comum a sua colega de equipe. “Para as próximas competições, a expectativa é grande, não só buscar medalhas, mas também melhores resultados [...]. O objetivo é esse, é melhorar as marcas para representar não só o nosso estado, não só a nossa cidade, mas o nosso país pela seleção brasileira”, considera Ilquias.

A Prefeitura Municipal tem um compromisso com o desenvolvimento e bem estar da população. Dessa forma, continuará apoiando todas as práticas esportivas, em especial o esporte paralímpico, que move, inspira os jovens paratletas portuenses a conquistarem competições e os seus objetivos no meio.

Confira as modalidades e premiações dos atletas que representaram o município na última competição em Brasília:

Carlos Eduardo

9⁰ - 400m - Classe T20

Ilquias Lopes

Ouro - 100m

Prata - Lançamento de Dardo - Classe F46

João André

Ouro - 400m - Classe T38

Prata - 100m - Classe T38

Karen Lorane

Ouro - Arremesso de Peso - Classe F20

8⁰ - 400m - Classe T20