Projeto da Prefeitura de Porto Nacional é avaliado pelo Sebrae e será inscrito no Prêmio Prefeito Empreendedor

Porto Nacional está se inscrevendo na 10ª Edição do Prêmio Prefeito Empreendedor, idealizado pelo SEBRAE. Com a iniciativa, o Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena Empresa, pretende reconhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

Nesta terça-feira (24), a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Produção, recebeu a visita técnica do órgão, representada pelo consultor Gustavo de Paula, e pelo gerente regional da instituição em Porto Nacional, Rogério Maracaípe. A missão era avaliar o projeto “Horta Empreendedora”, inscrito pelo Município.

A equipe foi recebida pelo secretário da Produção, Jefferson Lopes e pelo Agente de Desenvolvimento, Adilton Brito da Silva. A horta está localizada no Setor São Vicente, ao lado da Escola Municipal Delza da Paixão. As hortaliças cultivadas no local serão fornecidas para a alimentação das escolas municipais, bem como do ILPI (Instituto de Longa Permanência de Idosos) Tia Angelina. A Secretaria Municipal da Educação é parceira do projeto.

A iniciativa também conta com suporte da Secretaria Municipal do Planejamento, Habitação, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia. "Estamos em contato com o Sebrae desde janeiro, tratando de todas as demandas do Município junto a eles. Esses encontros são realizados na secretaria de planejamento, contam com nosso apoio e organização. Organizamos um plano de ação entre secretarias e uma das ações é o prefeito empreendedor. Decidimos com aval do prefeito qual projeto seria escolhido para concorrer ao prêmio. E fizemos todo acompanhamento da inscrição", afirmou a secretária da pasta, Flávia Ayres.

Potencial

De acordo com o consultor do Sebrae Tocantins, Gustavo de Paula, a visita teve o intuito de conhecer a realidade local e, ao mesmo tempo, orientar a equipe que elaborou o projeto para fortalecê-lo, a fim de que ele seja atualizado para a competição.

“O Sebrae premia ações de iniciativas voltadas ao empreendedorismo por parte dos municípios. São várias categorias voltadas ao empreendedorismo. Desde desburocratização em aberturas de novos negócios, empreendedorismo nas escolas, compras públicas voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar. Então tem uma série de ações desenvolvidas pelo município que pode ser qualificáveis como projeto Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. E aqui em Porto Nacional, nós identificamos essa ação como potencial pra inscrição do prêmio. O município tem muita chance”, explicou Gustavo.

Horta Comunitária projeto da Prefeitura de Porto Nacional é avaliada pelo Sebrae e será inscrita no Prêmio Prefeito Empreendedor 3

O secretário Jefferson Lopes explicou que o projeto conta com parceiros e contribui para a formação das crianças.

“Temos hoje um projeto de tão grande valia voltado pra a alimentação saudável dos alunos escolares. Eu acredito que temos potencial para trazer o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor para a nossa cidade. O bacana é que a partir de agosto vamos fazer uma agenda com as escolas, onde os alunos passarão por aqui para ter aula prática, desde o preparo do solo até a produção final”, afirmou o secretário.

“Mas o diferencial são os parceiros. Nós estamos com uma grande quantidade de empresários, amigos, colaboradores, que estão contribuindo com o processo da horta. Para se ter uma base, todo o adubo que está aqui dentro da horta está vindo gratuitamente. Eu acredito que aqui sairá um resultado enorme já em agosto”, enfatizou Jefferson.

Horta Comunitária projeto da Prefeitura de Porto Nacional é avaliada pelo Sebrae e será inscrita no Prêmio Prefeito Empreendedor 2

Horta Comunitária

Ocupando uma área de 5.500 m², serão cultivados: coentro, alface, cebolinha, pimentão, couve, rúcula, cenoura, beterraba, jiló, quiabo, tomate cereja e a melancia. “Estamos trabalhando a produção de forma orgânica, sem uso de adubo químico e nem agrotóxico”, falou o coordenador da equipe de mão-de-obra, Fagner Rocha.

O secretário Jefferson Lopes informou que o projeto conta com uma extensão na Escola Chico Mendes, na zona rural. “Inclusive, desde a semana passada o tratorista está lá gradeando o solo pra receber a extensão da horta”, complementou Jefferson.

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)