Equipe da secretaria municipal da produção participa de dia de campo sobre avicultura em Porto Nacional

Temas como cuidados com o manejo, custos de produção e linhagem das aves, foram discutidos durante o evento

WhatsApp Image 2021 10 28 at 11.21.11 1                                                                                                                      Foto: Divulgação Secretaria Municipal da Produção

Equipe técnica da secretaria municipal da produção, participou nesta quarta-feira, 27, de um dia de campo sobre avicultura. A ação, promovida pelo Governo do Tocantins, por meio do Ruraltins, e com parceria da Emater do Tocantins e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), aconteceu na Chácara Senhor do Bonfim, localizada no município de Porto Nacional. Durante o encontro, que teve como objetivo incentivar e promover o fortalecimento da cadeia produtiva da avicultura no município, foram discutidos temas importantes relacionados à criação de aves caipira, como cuidados com o manejo, custos de produção e linhagem das aves, dentre outros.

No local onde o dia de campo foi realizado, funciona um abatedouro de aves com capacidade para abater 300 aves por dia, o empreendimento gera emprego e renda na região. De acordo com o último Censo do IBGE, dentre os maiores produtores de aves no Estado do Tocantins, Porto Nacional está em uma posição de destaque, sendo o 3° maior produtor.

O secretário municipal da produção, Alcides Cerpas participou do evento e destacou, “considero muito importante essa ação de levar informações, repassar conhecimentos técnicos aos produtores, pois os incentiva e orienta, promovendo o desenvolvimento do produtor rural”, declarou.

WhatsApp Image 2021 10 28 at 11.21.11                                                                                                                    Foto: Divulgação Secretaria Municipal da Produção

O evento contou com a participação de profissionais que prestam assistência técnica ao produtor rural e produtores de frango da região. Para a médica veterinária da secretaria da produção, Candice Colombo, “a palestra sobre abate de aves foi essencial para que os evolvidos se conscientizem da importância do abate de forma regular”, frisou.

A médica veterinária disse ainda que “deve sempre estar presente um veterinário do serviço oficial (Serviço de Inspeção) para que realize a inspeção antes e pós o abate das aves, já que algumas doenças de importância em saúde pública são detectadas nestes momentos, onde é importante realizar o descarte das aves ou parte delas e, assim, garantir que o consumidor tenha segurança de estar consumindo um produto livre de doenças e de boa qualidade”, pontuou.

WhatsApp Image 2021 10 28 at 11.21.11 2                                                                                                                              Foto: Divulgação Secretaria Municipal da Produção

Por: Nadya Mayara/Secom

Fotos: Divulgação Secretaria Municipal de Produção