Terra Brasil: programa de aquisição de terras beneficiará produtores rurais de Porto Nacional

 

Potenciais beneficiários desapropriados do Assentamento Jacutinga e lideranças rurais, participaram de reuniões para tratar sobre o programa nesta sexta-feira,10

 

WhatsApp Image 2021 12 10 at 18.18.16                                                                                             Fotos: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional



Foram realizadas nesta sexta-feira, 10, duas reuniões para tratar sobre o programa Terra Brasil, linha de financiamento do Governo Federal para compra de terras. As reuniões foram realizadas pela Secretaria Municipal da Produção e tiveram presença de representantes da empresa HD Assessoria e Consultoria Agropecuária, empresa responsável pela divulgação do programa Terra Brasil e pela capacitação das prefeituras, técnicos e beneficiários para acessarem o projeto. 


A primeira reunião realizada no período da manhã, no auditório do anexo ll da prefeitura, foi direcionada aos potenciais beneficiários, que foram desapropriados do Assentamento Jacutinga. Já durante a tarde o encontro foi no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porto Nacional, voltado para lideranças. 


Durante as reuniões o engenheiro agrônomo e diretor-coordenador da empresa, Vitor Hugo Garbin, explicou que o Programa Terra Brasil é resultante da reformulação do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC) e que “o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, responsável pela reformulação, visa com esse ato alcançar de forma mais abrangente os pequenos agricultores familiares que buscam a aquisição de terras”, frisou. 


O secretário municipal da produção, Alcides Serpa, falou sobre o funcionamento da parceria do programa com a prefeitura municipal e destacou que essa parceria facilitará o acesso de agricultores familiares ao crédito fundiário com mais agilidade. “A prefeitura está incumbida de atuar na elaboração dos projetos técnicos, feitos por profissional qualificado, juntamente com as famílias, visando orientar melhor a exploração da área a ser adquirida. Nosso papel é buscar mecanismos que fomentem a agricultura familiar, e esse programa sem dúvida nenhuma será muito importante nesse sentido”, disse.  



Por: Nadya Mayara/Secom

Fotos: Dornil Sobrinho