Prefeitura comemora Dia da Consciência Negra com entrega de Comenda Zumbi dos Palmares

Apresentação musical, desfile, capoeira, debates e muita dança no ritmo da sussia fizeram parte da programação

WhatsApp Image 2021 11 19 at 21.47.20 1                                                                                                                               Fotos: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

O evento que ocorreu às vésperas do feriado instituído pela Lei Municipal nº 1.963/2008, alusivo ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, contou com apresentações culturais e musicais, em celebração à resistência e à luta do povo negro, no combate à escravidão e também ao preconceito. Realizado na noite desta sexta-feira, 19, na Feira da Mulher Empreendedora, a comemoração contou diversas apresentações, como música ao vivo, desfile, capoeira, debates e muita dança no ritmo da sussia, além da entrega da Comenda Zumbi dos Palmares.

Foram três os homenageados da noite com a Comenda Zumbi dos Palmares, que tem o intuito de reconhecer e homenagear pessoas com trabalhos desempenhados na cultura portuense, tocantinense e também afro-brasileira. A homenagem tem como foco a valorização e o reconhecimento dos esforços pelo cultivo e preservação da identidade cultural dos povos negros.

Os homenageados com a Comenda Zumbi dos Palmares foram: Everton dos Andes – cantor, compositor e pesquisador da cultura popular brasileira, que possui um vasto currículo de trabalhos voltados à preservação da cultura; Luciana Pereira (Luciana Taquaruçu) - professora, militante do Movimento Negro do Estado do Tocantins - GRUCONTO e diretora-presidente da COMSAÚDE e a ativista e professora, Domingas da Conceição Ferreira de Oliveira.

Para o prefeito Ronivon Maciel o Dia da Consciência Negra tem um importante papel, sobretudo no estado do Tocantins e em Porto Nacional, berço da cultura e símbolo da resistência em várias vertentes culturais. “Reconhecemos que somos um só povo, que possuímos a mesma identidade e a mesma alma, porque alma não tem cor. Hoje, nas festividades que antecedem e comemoram o Dia da Consciência Negra, temos a satisfação de valorizar e homenagear nossa cultura tão bem representada em nossa cidade, que além de ser um símbolo de cultura é também de resistência,” ressaltou.

O secretário municipal da Cultura e do Turismo de Porto Nacional, Fernando Shock, afirmou que políticas públicas de combate e conscientização contra o preconceito estão sendo discutidas. “Porto Nacional é um dos poucos municípios a comemorar essa data tão importante e de grande significado. É uma honra poder celebrar junto à comunidade de Porto Nacional o Dia da Consciência Negra. Pontuou.

Por: Mychelle Tauane