Porto Nacional recebe o Circuito de Cadastro da Carteira Nacional do Artesão nesta quarta-feira, 13

Ação visa incentivar a profissionalização dos artistas tocantinenses e concede diversos benefícios à classe

Lukas kk

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A cidade de Porto Nacional recebe, nesta quarta-feira, 13, o circuito de cadastro da Carteira Nacional do Artesão, que tem o intuito de incentivar o empreendedorismo e a profissionalização dos artesãos tocantinenses. A ação é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). O cadastro dos artesãos do município de Porto Nacional recebeu apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do Turismo e está sendo realizado no auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT) do centro.

Para o secretário Municipal de Cultura e do Turismo de Porto Nacional, Fernando Roberto Windlin, “esse é um passo muito importante e estamos dando todo o suporte necessário para essa ação que visa incentivar a profissionalização dos artesãos portuenses. É um documento importante que simboliza também a valorização da nossa cultura”. O secretário ressaltou ainda que a carteira também permite que o artesão seja um contribuinte ativo na previdência, pois ela é uma comprovação de que aquele profissional atua nessa área.

capa hhh

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

O presidente da Federação dos Artesãos do Estado do Tocantins, Antônio Luiz Tauru, destacou que essa ação é uma forma de reconhecimento da profissão de artesão. “Essa carteira representa a valorização do artesão, o reconhecimento da profissão e a isenção que conseguimos na compra da matéria prima, além da participação das feiras nacionais e internacionais”.

Segundo o representante da Sectur, Lukas Rhyere, o circuito foi iniciado no município de Lajeado e em seguida pela cidade de Tocantínia. “Estamos realizando essa ação para cadastrar os artesãos da cidade e falarmos da importância dessa carteira no que diz respeito à valorização e o reconhecimento da técnica artesanal, além das possibilidades que se abrem com esse cadastro. Estamos estimulando eles [os artesãos] a fazerem essa carteirinha, se inscreverem em editais, participarem de feiras, dentre outros benefícios que o cadastro possibilitará”, explicou Lukas.

O circuito abrange diversos municípios tocantinenses, dentre eles, Lajeado (11/04), Tocantínia (12/04), Porto Nacional (13/04), Gurupi (19/04), Peixe (20/04), Dianópolis (25/04), Natividade (26/04), Pindorama (27/04), Miracema (28/04) e o distrito de Taquaruçu (29/04).

Carteira Nacional do Artesão

De acordo com a Sectur, a Carteira Nacional do Artesão foi instituída pelo Governo Federal, em 2012, emitida por meio do Programa Nacional do Artesão (PAB) após a inserção de dados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB). Para obter o documento via site, é necessário ter cadastro na plataforma gov.br, acessando: http://artesanatobrasileiro.gov.br/acesso, clicar em pré-cadastro, preencher o passo a passo das informações pessoais, inserir fotos e vídeo da produção para análise e atesto da Coordenação Estadual.

Por: Anne karianny Moreira

Secretaria da Comunicação