I Encontro de Caiaqueiros de Porto Nacional tem como um dos objetivos entrar para a rota do turismo de pesca esportiva do município

O evento faz parte do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Turismo, que conta com apoio do Sebrae e outros parceiros

WhatsApp Image 2022 06 12 at 08.47.33                                                                                                                                   Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Fomentando o turismo, o desenvolvimento sustentável e a valorização das potencialidades locais, a prefeitura de Porto Nacional, em parceria com Sebrae e os amantes da pesca esportiva, realizaram neste sábado, 11, o I Encontro de Caiaqueiros de Porto Nacional. A ação, que contou com cerca de 50 inscritos, faz parte do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Porto Nacional, que objetiva incluir o município na rota do turismo nacional.

O evento de valorização da pesca esportiva contou com a participação de diversas famílias e distribuiu mais de 40 brindes aos participantes, além de um prêmio exclusivo para o caiaqueiro que pescou o maior peixe tucunaré. A ação foi realizada na Estância São José, município de Porto Nacional, com vistas também a valorizar e incluir os pequenos empresários da região no Trade do turismo regional.

O primeiro encontro de ‘caiaqueiros’ foi um verdadeiro sucesso. Segundo a diretora do Turismo de Porto Nacional, Ângela Dantas, a expectativa do evento era de que tivessem apenas 20 inscritos. “Estávamos esperando poucas vagas e de repente nos deparamos com 50 inscritos neste encontro de caiaqueiros. O número de inscritos só não foi maior porque a estrutura que organizamos não suportava, mesmo assim tivemos caiaqueiros de diversas cidades do estado”, explicou a diretora.

WhatsApp Image 2022 06 12 at 08.58.29                                                                                                                             Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Para o Empresário, Guia de Pesca Esportiva e organizador do encontro, Roberto Batista, Porto Nacional será ainda mais conhecida pela pesca esportiva dentro do turismo brasileiro. “Estamos muito felizes por ver algo que, inicialmente seria pequeno, se tornar grande com a parceria da prefeitura e do Sebrae. A pesca esportiva está cada vez mais forte em Porto Nacional e no estado, com a valorização dessa modalidade aqui no município, não tenho dúvidas de que o turismo ficará forte em Porto Nacional”, destacou Roberto.

Ao final do dia, os caiaqueiros que estavam em busca do maior tucunaré no lago de Porto Nacional, retornaram para o ponto de partida e o prêmio de um troféu e uma carretilha de pesca, ficou para o servidor público estadual Helson Carvalho, que durante o pesque e solte, garantiu o prêmio com um tucunaré de mais de 56 centímetros. “O prêmio é simbólico, o maior troféu foi participar do evento, fomentando a pesca, soltando o peixe que é o mais importante e fazendo a alegria de todos. Confesso que não esperava esse prêmio até porque sabemos que a pesca é realmente uma caixinha de surpresas e todos têm a mesma chance”, colocou o vencedor da pesca esportiva do Primeiro Encontro de Caiaqueiros de Porto Nacional.

WhatsApp Image 2022 06 12 at 08.48.41                                                                                                                                  Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Por: Mychelle Tauane