Valorização da cultura local e dos artistas da região marcaram a 41ª edição da Semana Cultural de Porto Nacional

O último dia teve programação também para o público infanto juvenil

Everton dos Andes                                                                                                                             Foto: Rubens Coelho/Secom Porto Nacional

Valorização da cultura local, destaques aos artistas da região e fomento do turismo de Porto Nacional, foram as questões mais elogiadas pela população que prestigiou a 41ª Semana da Cultura de Porto Nacional, realizada entre os dias 15 e 19 de junho, desta vez no formato presencial, após mais de dois anos sendo realizada virtualmente, devido à pandemia mundial da Covid-19.  Na tarde deste domingo, 19, -último dia de programação– as ações foram exclusivamente voltadas para as crianças. Dentre as atrações, a Banda D’Vinil, os bonecos gigantes, a caçada da buiuna, apresentação teatral com a equipe da secretaria municipal da Educação, capoeira e o Karatê fizeram a alegria das crianças.

À noite, a festa de encerramento ficou por conta da Orquestra Porto Big Bang, apresentação do grupo de Rap Contra Proposta, Banda Pega Leve juntamente com o cantor Everton dos Andes, esta última tem participação no tradicional evento cultural do município desde a primeira edição.

A 41ª Semana da Cultura de Porto Nacional, que foi realizada durante cinco dias, no espaço cultural Beira Rio (Antigo Kart), Além das diversas apresentações culturais, contou também com suporte de atendimento de saúde e segurança 24 horas e ainda serviços de orientações sobre programas e projetos desenvolvidos por instituições municipais como a Fundação da Juventude que marcou presença e apresentou os programas Qualifica Jovem e Agente Jovem para quem circulou pelo local.

De acordo com o secretário municipal da Cultura e do Turismo de Porto Nacional, Fernando Roberto Windlin, a 41ª Semana Cultural veio com uma estrutura diferenciada. "Estamos há cerca de dois anos sem essa programação que é tradição e a população já espera. Nesta edição voltamos no formato totalmente presencial e, dessa forma, resolvemos trazer uma estrutura diferenciada com praça de alimentação, programações regionais, pensando sempre na valorização dos nossos artistas. Além de tudo, também priorizamos a saúde e a segurança de todos. A Barraca da Saúde, por exemplo, trouxe para dentro do Espaço Cultural, realização de testes rápidos de Covid, Sífilis, HIV e Hepatite”, comemorou o secretário.

Empreendedorismo

A praça de alimentação foi um sucesso. Todos os empreendedores aumentaram, de forma segura e mantendo distância, a capacidade de lotação de seus estabelecimentos. O empreendedor João Figueiredo comemorou e disse que o evento foi de oportunidade. “As vendas superaram as nossas expectativas. Hoje o que define todos os empreendedores que participaram da 41ª Semana da Cultura é realmente gratidão pela oportunidade, pela organização e acima de tudo, gratidão à toda a população que vieram prestigiar toda essa programação e comprar aqui na praça de alimentação. Ficamos muito tempo sem esses eventos e isso nos prejudicou financeiramente, estamos vivendo um novo tempo de alegria e recomeço”, pontuou o empreendedor.

Por: Mychelle Tauane
Secretaria Municipal da Comunicação