Prefeitura e SEBRAE vão capacitar garçons de empreendimentos participantes do Projeto Desenvolvimento Sustentável do Turismo

 

O curso de Serviços de Alimentação acontecerá nos dias 06 e 07 de julho, sem nenhum custo para os participantes

 

 

WhatsApp Image 2022 06 27 at 17.59.30

  Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Comunicação

 

A Secretaria da Cultura e do Turismo de Porto Nacional e o SEBRAE realizarão uma capacitação gratuita para garçons dos empreendimentos que fazem parte do Projeto Desenvolvimento Sustentável do Turismo, do município.  O curso de Serviços de Alimentação abordará o tema “Boas práticas para o atendimento de Garçom”, com duas turmas, nos próximos dias 06 e 07 de julho.

De acordo com o Secretário de Turismo, Fernando Windlin, a capacitação é importante em todas as áreas de atuação. “Quando o atendimento é agradável, atencioso e eficiente, a satisfação do cliente aumenta, o que pode resultar também em uma melhora considerável no seu rendimento. Portanto, nosso objetivo maior é levar conhecimento para os participantes”, destacou.

A realização do curso será no Sebrae Porto Nacional, com turmas divididas da seguinte forma:

A primeira turma será capacitada nos dias 06 e 07 de julho (terça e quarta-feira), no período da tarde – 13h30 às 17h30; já para a segunda equipe, o curso será ministrado na mesma data, no período da noite, das 18h às 22h.

Para participar é necessário realizar a inscrição através do link https://forms.gle/ezgWAQrQreQMpFku9. As Vagas são limitadas a 30 participantes, sendo duas vagas por empresa.

O Consultor da empresa contratada pelo Convênio da Prefeitura com o Sebrae é Maicon Dimbarre, que será o responsável pelo curso. Ele é especialista em processos de roteirização e acesso ao mercado. Conforme Maicon, mais de 60 empresas foram visitadas nos últimos meses em Porto Nacional. “Fizemos o levantamento das demandas, ouvindo os empresários para conhecer a necessidade de cada um. E uma das principais demandas que surgiram, principalmente no seguimento da alimentação, (SEGMENTO), foi a qualificação da mão de obra no serviço de garçom”, explicou.

Além disso, o consultor informou que devido à chegada da temporada de praias, o serviço na área da alimentação tem uma grande demanda. Atualmente não é possível enxergar o serviço do garçom somente como algo temporário, a profissionalização é necessária. Além disso, outras áreas do projeto atenderão também o seguimento de atrativos naturais, meios de hospedagem, agência receptiva, condutores, meio artesanato e cultura local em futuros cursos.

 

Projeto Turismo de Porto Nacional

 

O Projeto Turismo de Porto Nacional já está em vigência desde 2021. Os empreendedores selecionados recebem capacitação e acompanhamento técnico para fazerem adequações do seu negócio para o atendimento ao turista até o mês de dezembro de 2022. Estão sendo realizados eventos, capacitações e consultorias em turismo com base na metodologia desenvolvida pelo SEBRAE ou de terceiros, além disso, a consultoria em turismo terá 100% de subsídio, porém conforme demanda do empreendimento aderido de outros produtos Sebrae (ex: consultoria gestão financeira ou RH) que estiverem fora do escopo do projeto, haverá a possibilidade de atendimento conforme normativas de preços das soluções praticadas pelo SEBRAE/TO.

A Analista Técnica, Gestora do Projeto Turismo de Porto Nacional, Millena Lima, afirma que o objetivo do curso que será realizado para os Garçons é capacitar as equipes que irão trabalhar na temporada de praia no município. “A capacitação que iremos proporcionar é parte do Projeto do Turismo, uma ação integrada entre Prefeitura, Sebrae e Secretaria de Turismo. Todo o pessoal da praia, que fazem parte do Projeto, poderão participar. Teremos inúmeras atividades, para que os participantes tenham um olhar diferenciado de como lidar com o público durante este período”, explicou.

 

 

Por: Anne karianny Moreira

Secretaria da Comunicação