Capacitação voltada para agências, guias e condutores de turismo é realizada pela prefeitura em parceria com o Sebrae em Porto Nacional

 

Com o tema “A importância da roteirização de um destino turístico”, a iniciativa visa instruir agências, guias e condutores de turismo

 

WhatsApp Image 2022 08 12 at 10.18.38                                                                                                                    Foto: Divulgação/ Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo

 

Dando seguimento às atividades do “Projeto Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Porto Nacional”, fruto de parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a prefeitura municipal, por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo, foi realizada nesta quinta-feira, 11, no auditório do Sebrae, uma capacitação voltada para agências, guias e condutores de turismo, com o tema “A importância da roteirização de um destino turístico”.  

O consultor em turismo do Sebrae, Maicon Dimbarre, relatou em entrevista: "demos início a nossa primeira oficina de roteirização com a participação das agências, guias e condutores do Projeto de Turismo de Porto Nacional. É muito importante ressaltar que essa ação de roteirização é um processo que inicia o acesso ao mercado, é onde nós vamos estar organizando a cidade para ser vendida no mercado nacional. É um eixo tão importante, pois é a partir dele que nós vamos formatar como o destino é vendido, vamos ensinar as operadoras e outras agências que vierem a Porto Nacional quais são as melhores opções de atividades e passeios que nós temos, vamos estar preparando o município para o mercado turístico", concluiu. 

A gestora do Projeto, Millena Lima, Analista Técnico do Sebrae, explicou a importância e o objetivo da iniciativa. “O objetivo é trazer aos empreendedores participantes do projeto do segmento, agências e condutores,  o pertencimento do assunto para Roteirização. As agências e condutores turísticos são partes importantes neste processo. A construção conjunta na Roteirização Turística de Porto Nacional traz validação das propostas do projeto. Para que o turista tenha interesse e conforto é importante o trabalho e conhecimentos do operador de viagem no momento da criação do roteiro”, enfatizou. 

Millena Lima ainda ressaltou que o Brasil é um país com proporções continentais e com vários climas e vegetações, por isso a importância ao elaborar um bom roteiro de viagem para que o turista consiga ter a experiência completa em sua viagem. “Segundo o documento Roteirização Turística, do Ministério do Turismo, o ponto de partida para o planejamento de um roteiro turístico é saber explorar os atrativos de uma região, e esse trabalho está sendo conduzido dentro do projeto”, frisou a gestora do projeto.

A empresária Nassa Silva, deu seu relato positivo em relação a capacitação. "Nós enquanto agências de turismo de Porto Nacional e Luzimangues, estivemos unidos para alinhar e debater sobre o projeto de roteirização turística dos nossos produtos para que possamos colocar nosso destino à venda. Essa contribuição do Sebrae  para a construção do projeto é de extrema importância, principalmente a das agências de Turismo que são a linha de frente guiando os nossos visitantes. A participação dos membros é de extrema importância, pois desperta o interesse e pertencimento da população frente a um projeto de melhoria no município. Todos por um turismo melhor", pontuou. 

Esse processo culmina numa ação de mercado onde as agências, guias e condutores estarão juntos, participando de feiras de turismo, de rodadas de negócios e principalmente no ano que vem participando da primeira feira de turismo para lançar o destino turístico Porto Nacional.

 

Por: Nadya Mayara

Secretaria Municipal de Comunicação