1° Campeonato Tocantinense de Parapente realizado em Porto Nacional foi um sucesso

O evento que ocorreu entre os dias 25 e 28 de agosto aconteceu na rampa do Morro São João, também conhecido como Morro das Antenas

WhatsApp Image 2022 08 29 at 10.14.13                                                                                                                             Foto: Divulgação/Secretaria da Cultura e do Turismo

Porto Nacional foi palco do 1º Campeonato Tocantinense de Parapente, que aconteceu entre os dias 25 a 28 de agosto na rampa do Morro São João (popularmente conhecido como Morro das Antenas). O evento foi organizado pela Associação de Voo Livre de Porto Nacional (AVLPN), com apoio da prefeitura municipal, por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo, do Sebrae e Infotel Fibra.

O Presidente da AVLPN, Rogério Menezes, destacou que Porto Nacional possui um grande potencial para o desenvolvimento da modalidade esportiva. O município tem muito a oferecer, o Morro São João é um local ideal para o voo livre, possuindo todas as condições necessárias para a prática do esporte. Com os investimentos essenciais, Porto se tornará uma referência a nível nacional”, explicou o desportista.

O piloto, Lucas Alves, que participou da competição declarou momentos antes de saltar: “tem um mês que eu sou piloto de asa-delta, eu já fiz seis voos e esse será o sétimo, meu pai era piloto e ele foi minha inspiração para seguir esse caminho. Ele me apoiou em tudo, me  levou para fazer o curso e hoje estou aqui sendo o único piloto de asa-delta ativo no Tocantins, feliz demais”, enfatizou.

A analista técnica do Sebrae, Milena Lima, ressaltou em sua fala, que “na parceria entre a prefeitura de Porto Nacional e o Sebrae temos trabalhado diversas ações para fazer com que o turismo possa deslanchar na cidade. Esse evento com certeza atrairá inúmeros visitantes para o município, pois ficou comprovado o potencial da cidade para a prática da modalidade”, frisou.

A diretora municipal de turismo, Ângela Dantas, disse: "a nossa meta é colocar Porto Nacional na rota das cidades turísticas de sucesso, para isso, estamos trabalhando em várias áreas do turismo. E o turismo de aventura é uma das áreas que mais crescem no país. Esse evento abriu portas para que muitas pessoas venham viver a experiência de um voo livre aqui”, pontuou.

Resultados

Leonardo Prince, venceu na categoria Velas Menos Avançadas A  e B, fazendo 60 km e pousando na cidade de Fátima. Na categoria mais avançada C e D, venceu Silvio Faria, decolando de Porto Nacional e pousando depois de Cristalândia percorrendo 105 km em linha reta. E na categoria  Pouso na Mosca, Gercimar Bruno e Rogério Menezes venceram, pousando juntos no mesmo local.

Por: Nadya Mayara

Secretaria Municipal de Comunicação