Porto Folia 2023: Pesquisa do Sebrae de Porto Nacional aponta que turistas ocuparam 60% da rede hoteleira da cidade no período de Carnaval

Também houve aumento de faturamento no segmento e também pelos empreendedores individuais em mais R$ 350 mil nos dias de festas

deusmariamisseria

Foto: Antônio Cruz/Secom Porto Nacional

Um ambiente tranquilo e acolhedor foi encontrado pelas famílias portuenses e turistas que procuraram a capital da cultura do Tocantins para curtir o carnaval deste ano, um diferencial que contribuiu para o aquecimento da economia local. De acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae de Porto Nacional, 60% da rede hoteleira da cidade foi ocupada no período do carnaval. Além disso, o faturamento dos seguimentos de empreendedores individuais e hotelaria aumentaram o faturamento em R$ 355 mil no período.

O objetivo da pesquisa foi quantificar o impacto do feriado de carnaval, no município e avaliar o resultado dos negócios turísticos de Porto Nacional. o levantamento foi realizado pelo Sebrae junto aos empreendimentos aderidos ao Projeto de Turismo e teve um alcance de 30 empreendimentos do ramo de alimentação e 11 de hospedagem.

Desde 2021, o Sebrae Tocantins e a prefeitura de Porto Nacional vêm atuando conjuntamente junto aos pequenos empreendedores para criar um ambiente favorável para o desenvolvimento, estimulando a inovação, a criatividade e a competitividade dos produtos e serviços, especialmente na área de turismo sustentável, entre pessoas físicas e jurídicas atuantes no trade turístico, bem como as empresas relacionadas a economia criativa, artesanato, meios de alimentação, meios de hospedagem, agências de viagens, atrativos turísticos, dentre outras.

Porto Folia 2023 em números

Porto Nacional possui atualmente 11 hotéis e pousadas, totalizando 305 quartos, 488 leitos. Durante o Porto Folia 2023, o segmento contabilizou 48 empregos fixos e 30 temporários, além de aumentar o faturamento em R$ 75 mil, no período do carnaval, com uma ocupação média de 60% de toda a oferta do segmento.

Já em relação aos empreendimentos individuais, no ramo de alimentação (bares, restaurantes, lanchonetes), 30 empreendedores tiveram oportunidades de incrementar seus pequenos negócios, disponibilizando 755 mesas e 2.100 cadeiras para os foliões. O segmento oportunizou a geração de 150 empregos fixos e mais 55 temporários e uma soma de R$ 280 mil de aumento no faturamento durante os cinco dias de festa.

Secretaria Municipal de Comunicação