Estudantes do curso de Engenharia Civil da UFT realizam apresentação de estudos técnicos na sede da COMSAÚDE em Porto Nacional

Prestigiaram a apresentação membros do Iphan, da gestão municipal e também a comunidade local

tahsçpçacapa

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Na manhã desta quarta-feira, 14, foram apresentados os resultados dos estudos técnicos feitos pelos estudantes de Engenharia Civil da UFT na área do Centro Histórico de Porto Nacional. O intuito das atividades realizadas pelos estudantes ao longo do primeiro semestre deste ano de 2023, com supervisão do professor Bruno Carrilho, com apoio da superintendência do Iphan no Tocantins, bem como da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, é integrar a universidade com a comunidade local, buscando dessa forma soluções eficazes para os problemas do cotidiano, de modo a incentivar e aprimorar o progresso local.

tarsaphy

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

O professor Bruno Carrilho, que é o coordenador do projeto, falou sobre a iniciativa: O objetivo central deste projeto que estamos desenvolvendo desde o início do ano é fazer a integração da universidade, por meio dos alunos e professores, com a comunidade externa. Então, desde janeiro os alunos foram a campo acompanhar as obras que estavam acontecendo e são escoradas pelo Iphan, ajudaram nesse acompanhamento, aprenderam as técnicas empregadas, como identificar problemas, deram sugestões e receberam algumas demandas. Essas demandas foram algumas análises técnicas, no sentido desses escoramentos, e também a contribuição em projetos do Iphan que estão em desenvolvimento para a Praça Nossa Senhora das Mercês. Tivemos trabalhos muito interessantes que irão impactar e trazer resultados positivos, tudo isso foi apresentado hoje para a comunidade e parceiros do Iphan, e da prefeitura municipal. E é bom ressaltar que esse é só o primeiro passo, a ideia é que seja uma relação continuada entre a universidade, a prefeitura de Porto Nacional e o Iphan, de modo que a gente esteja presente nesse sentido, auxiliando do ponto de vista técnico integrando os alunos com a cidade”, explicou.

O secretário municipal da Cultura e do Turismo, Fernando Windlin, ressaltou: "Esse projeto é de suma importância, pois é uma oportunidade aos estudantes de estarem conhecendo melhor e aprimorando os conhecimentos sobre a história e a arquitetura da nossa Porto Nacional ampliando a rede de preservação local”, enfatizou.

Por: Anne Karianny Moreira
Secretaria Municipal de Comunicação