Dia da Consciência Negra é comemorada com apresentações culturais e entrega de Comendas em Porto Nacional

A Prefeitura Municipal de Porto Nacional celebrou a data nesta terça-feira, 21, na Orla Beira Rio. 

TODOS JUNTOS

                                                                                                                    Foto: Joeldino Gomes/Secom Porto Nacional

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a Prefeitura Municipal de Porto Nacional, através da Secretaria de Cultura e Turismo realizou uma programação em alusão a data. O evento contou com apresentações culturais de artistas locais, e com entregas da comenda Zumbi dos Palmares, para personalidades importantes na cultura portuense, tocantinense e também afro-brasileira.

capoeira 1

                                                                                                                    Foto: Joeldino Gomes/Secom Porto Nacional

Os homenageados da noite foram: Manoel Ferreira Lima (in memorian) grande folião em Luzimangues; Claudiano Martins Lima, filho do senhor Manoel, que aprendeu a girar folia e tocar viola com o seu pai aos 12 anos, e Iris Santana Oliveira primeira professora do setor de Vila Nova e ativista social.

O secretário de Cultura e Turismo, Fernando Windlin explanou sobre a importância da data. “É uma dia de grande relevância, não somente para comemorar, mas para conscientizar e refletir sobre a luta dos nossos ancestrais”, afirmou o secretário. 

FERNANDO

                                                                                                                          Foto: Joeldino Gomes/Secom Porto Nacional

Claudiano Martins, foi homenageado juntamente com seu pai, Manoel Lima (in memorian), dois grandes foliões da região de Luzimangues, descreveu a felicidade em estar recebendo a comenda juntamente com seu pai. “É muito gratificante para toda a nossa família receber essa linda homenagem, meu pai estaria muito feliz se estivesse aqui conosco, só tenho que agradecer ao prefeito Ronivon Maciel e ao secretário Fernando por esse grande feito”, explanou. 

O cantor portuense Everton dos Andes abrilhantou o evento, e contou um pouco da história por trás dessa data. “Esse momento rememora toda a luta que começou com Zumbi, e percorre até os dias atuais contra o nosso povo negro. Esse é um problema grave que interfere na vida das pessoas, nós temos que banir o racismo e o preconceito da nossa sociedade. A população negra tem grande contribuição na história do nosso país, e isso não pode ser negado e nem silenciado, pois as evidências comprovam os fatos”, pontuou o artista. 

EVERTON

O dia 20 de novembro foi escolhido, pois marca a data da morte do famoso líder negro Zumbi dos Palmares que lutou contra a escravidão no nordeste brasileiro.

 

Por: Kaline Lima
Secretaria Municipal da Comunicação