Porto Nacional sedia assinatura do Termo de Federalização dos trechos rodoviários da TO-050 que liga Palmas a Silvanópolis

minisinfrae                                                                                                                              Foto: Joeldino Gomes/Secom Porto Nacional

O prefeito de Porto Nacional Ronivon Maciel, participou na manhã desta quinta-feira, 15, da solenidade de assinatura do Termo de Federalização dos trechos rodoviários da TO-050 que liga Palmas à Silvanópolis, passando por Porto Nacional. Antes da assinatura do documento, o Prefeito Municipal, acompanhado do Ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, Governador do Tocantins, Wanderley Barbosa e Deputados Estaduais e Federais, visitaram parte dos 118 km da TO-050 que foram incorporados à malha rodoviária sob jurisdição federal, passando a ser denominada BR-010.

Em Porto Nacional, a federalização que era aguardada pela comunidade há anos além de ampliar a qualidade e a segurança dos usuários será essencial no escoamento da produção tocantinense. Além da TO-050, a TO-020 que liga Palmas à Aparecida do Rio Negro também foi federalizada. O documento assinado no Centro de Convenções Vicente de Paula - Comandante Vicentão, deverá ser publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 16.

editada pftro                                                                                                                                       Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

O prefeito Ronivon Maciel, destacou em sua fala que a nova rodovia será essencial para o Tocantins. "Temos vielas, ruas, avenidas, TO e agora nós temos também BR. Não tenho dúvidas de que isso será essencial para o fortalecimento do Tocantins, especialmente para Porto Nacional que vivencia as suas potencialidades, vocações, sobretudo o agronegócio. Hoje nós somos um dos principais exportadores de grãos e isso ainda irá fortalecer a política de infraestrutura do nosso município e do estado. A federalização da BR-050 é uma luta que temos, não só também os  parlamentares, mas toda a sociedade, os produtores e muitas pessoas anônimas que sempre sonharam que essa BR seria possível passar aqui em Porto Nacional e em outras cidades. Gostaria de agradecer toda a bancada federal na pessoa do deputado Vicentinho Júnior por esse empenho tão importante para que esse sonho se concretizasse”, concluiu o Prefeito.

Por sua vez, o governador do Tocantins Wanderley Barbosa, expressou a sua satisfação e sinalizou sobre a duplicação da estrada que liga Porto Nacional a Capital do Tocantins. "Além de aumentar a nossa capacidade de investimento, estamos fazendo uma linha de crédito de R$ 1,7 bilhões. Com esse recurso, queremos duplicar diversos trechos dentre eles, Porto Nacional a Palmas por saber do grande fluxo nessa TO que agora está se tornando rodovia federal", afirmou Wanderley Barbosa.

Já o Ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, explicou como será a partir de agora com as novas rodovias federais. "Estamos cumprindo então a federalização da TO-050 que irá se tornar a BR- 010 a partir de amanhã, por meio disso, podemos viabilizar que o recurso público federal possa vir para esse trecho da rodovia, isso facilita então que a bancada do legislativo comandado pelos deputados do Tocantins possam trazer emendas parlamentares para esse trecho, irá permitir que possamos duplicar essa rodovia, trazer mais segurança para quem está trafegando aqui na chegada a Capital do Tocantins”, pontuou Marcelo Sampaio.

Por: Mychelle Tauane