Terceira das quatro etapas de audiências públicas para a revisão dos Planos Municipais de Água e Esgoto é realizada na sede de Porto Nacional

A ação é fundamental para a discussão e a participação da comunidade com relação ao esgotamento sanitário no município
ambiiii                                                                                                                                Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A Prefeitura de Porto Nacional realizou na tarde da última quarta-feira, 14, mais uma etapa de apresentação para a revisão e atualização do Plano Municipal de Água e Esgoto (PMAE) e o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS) de Porto Nacional. Desta vez, a terceira das quatro etapas, foi realizada no auditório do Anexo II da Prefeitura Municipal e teve como tema principal: Apresentação dos cenários de referência, prospectivas e programas, projetos e ações para os serviços de água, esgoto e resíduos sólidos. O objetivo da ação realizada por meio da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização (ARPN) e executada pela empresa Plêiade Ambiental, vencedora da licitação realizada pela prefeitura municipal, é integrar toda a comunidade no processo de revisão e atualização.

A terceira etapa teve também como intuito, apresentar os estudos de diagnósticos e a atual condição do sistema de abastecimento, distribuição, tratamento de água e esgoto, bem como, a coleta e o tratamento do lixo de Porto Nacional. Na ocasião, foi apresentado à população a projeção do futuro para os próximos 20 anos, tendo como base também as tarifas arrecadadas ao longo desse tempo.

De acordo com o presidente da ARPN, Fabrício Machado, a 4ª etapa da audiência pública já tem data e local. “Iremos realizar a última etapa dessas audiências junto à comunidade no dia 23 de janeiro na Câmara Municipal de Vereadores, onde serão apresentados todos os estudos realizados e concluídos, isso engloba também diagnósticos e soluções que por sua vez, virará um anexo de uma lei municipal que será votada e aprovada”, explicou Fabrício.

Por: Mychelle Tauane