Prefeitura de Porto Nacional sai na frente e inaugura primeira usina municipal de geração de energia solar do Tocantins

usiss                                                                                                                            Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Com vistas a transformar em energia elétrica as radiações eletromagnéticas emitidas pelo sol, a prefeitura de Porto Nacional mais uma vez saiu na frente e inaugurou na manhã desta sexta-feira, 05, no setor Nacional, localizado na região sudeste do município, a primeira usina municipal de geração de energia solar do Tocantins. A instalação, que irá garantir uma maior economicidade aos cofres públicos da prefeitura, gerará inicialmente um ganho real de cerca de R$ 80 mil mensal. A expectativa do Poder Executivo é de que até o ano de 2024, o projeto seja expandido e chegue a uma economia de mais de R$ 200 mil mensal.

A usina, conta atualmente com cerca de 1600 placas solares em 400 watts picos cada uma, o que significa cerca de 660 quilowatts de potência. Inicialmente, somente os prédios das secretarias municipais de Infraestrutura e Educação. Para o processo de captação de energia solar, são utilizados vidros para cobrir os painéis solares e devido a pouca reflexão desses vidros, é possível a passagem de quase toda a luz incidente sobre eles.

IMG 0444 Eas                                                                                                                                      Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Durante a solenidade de inauguração, o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, falou sobre a importância de buscar sempre a inovação para e o desenvolvimento ao município portuense. “Já estamos no século XVI e buscar sempre por inovação é um dos nossos objetivos para Porto Nacional, a inovação faz parte desse processo de garantia da sustentabilidade e o mundo inteiro fala sobre isso e o nosso município que sempre se destacou ainda quando era Norte Goiano, como sempre sendo essa cidade polarizada e despontada na parte educacional e hoje não está sendo diferente, estamos realizando essa política de educação de poder realmente fazer esses investimentos, o que trará economicidade ao município”, explicou o gestor municipal que na ocasião pontuou ainda que irá duplicar a nova Usina de Geração de Energia Solar  até o ano de 2024.

Em visita ao local onde se encontra o projeto, o secretário municipal da Infraestrutura, Marcos Lemos, destacou sobre a quantidade da potência elétrica gerada e a mudança no projeto para alcançar todas as repartições públicas da prefeitura municipal. “Essa é uma grande entrega para Porto Nacional e um enorme ganho na de economicidade, por já está gerando energia e gerando economia mensal de R$ 80 mil. A intenção no início do projeto era que essas placas fossem instaladas nos  telhados públicos, porém nós ampliamos esse pensamento, fizemos em um terreno onde ampliamos a capacidade que será para dobrar o número de placas dessa usina com a construção da subestação, hoje estamos produzindo em média 660 quilowatts pico, que está sendo alimentado nas redes da energisa e volta para os prédios das secretarias da infraestrutura e educação,  com a ampliação iremos gerar uma economicidade em torno de uns 200 mil a mais e isso para o município é um ganho histórico no Tocantins por ser o primeiro município com uma usina de energia solar com essa capacidade", disse Marcos Lemos.

Sustentabilidade

usidorsolar                                                                                                                                       Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Umas das vantagens da nova usina solar de Porto Nacional é a sustentabilidade, visto que a geração de energia é totalmente limpa, ou seja, garante a produção de energia elétrica através de um recurso renovável, a luz solar. Por isso, ao contrário dos combustíveis fósseis, ela não emite gases poluentes como: óxidos de nitrogênio, dióxido de carbono e dióxido de enxofre, que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Ou seja, o impacto ambiental da energia solar é totalmente benéfico à natureza, já que ele fornece energia de um recurso natural para a conversão em eletricidade.

Por: Mychelle Tauane
Secretaria Municipal da Comunicação