Porto Nacional lança o Projeto Plantando Prevenção e Colhendo Saúde

A ideia consiste em evitar a proliferação do Aedes Aegypti por meio da limpeza de terrenos baldios, utilizando essas áreas para o plantio de alimentos

pbsl

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Pensando em uma melhor utilização dos terrenos baldios existentes no Setor Imperial, dando a eles uma função social, bem como atuando na diminuição da proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya, a prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de  Infraestrutura, Agricultura e Desenvolvimento Urbano, promoveu na tarde desta quarta-feira, 19, uma solenidade de lançamento do projeto “Plantando Prevenção e Colhendo Saúde”.

O projeto consiste na limpeza e gradagem dos terrenos baldios e áreas subjacentes utilizados de forma indevida, acumulando lixo por exemplo, e ao invés disso usar essas áreas para o plantio de mandioca, milho e feijão, transformando em espaços produtivos de alimentos que irão beneficiar as famílias envolvidas, promovendo maior qualidade de vida. Em suma, irá trazer mais segurança, mudar a paisagem do bairro, e ainda evitar doenças.

maquina

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A secretária municipal de Saúde, Lorena Martins, destacou em seu discurso no evento: “planejamos atender 13 bairros com o projeto, desde a concepção da ideia até esse momento especial de lançamento trabalhamos com muita dedicação. É um projeto grandioso, e de forma integrada entre as secretarias, e também com a ajuda da população faremos dar certo. Nossa cidade estará cada vez mais bonita, cooperando assim com a saúde da população”, enfatizou.

“Tudo funciona através da integração, é um gesto modesto mas de muita relevância. A agricultura tem que ser um trabalho integrado, e esse projeto tem um potencial muito grande para crescer a cada dia e beneficiar o maior número possível de famílias”, complementou o diretor de Agricultura do município, Alcides Serpa.

O superintendente de Agricultura, Geovane dos Santos, ressaltou durante a solenidade que a realização do projeto reflete o interesse do prefeito em atender às famílias mais carentes, suprindo as necessidades das mesmas. “Essa iniciativa irá envolver a Assistência Social no que se refere a alimentação, a Agricultura em relação ao plantio, e a Saúde, pois com a limpeza dessas áreas iremos evitar doenças que possam acometer os moradores locais. Nosso objetivo é expandir o projeto e levá-lo para mais bairros da cidade, para atender uma parcela ainda maior da população”, frisou.

anne

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A presidente da Associação de Moradores do Setor Imperial, Maria Gonçalves, agradeceu as autoridades da gestão municipal pela iniciativa que irá beneficiar a comunidade. “Esse projeto é maravilhoso, irá manter o setor limpo aumentando a segurança, contribuindo para evitar doenças e além disso o plantio ajudará na alimentação dos moradores. Só temos a agradecer por estarmos sendo contemplados e tratados com o respeito que merecemos “, disse.

A moradora Gerusa Guilherme da Silva, participou da abertura e já garantiu às sementes para cultivar os alimentos. “Gostei demais dessa ideia, teremos um setor limpo e ainda vamos produzir alimentos, vou plantar e já estou muito empolgada para o momento da colheita chegar, é de iniciativas como essa que o povo precisa “, destacou.

Os bairros selecionados foram escolhidos conforme a quantidade de lotes baldios e índice de infestação do vetor; sendo eles:

Imperial

Nova Capital