Aedes do Bem: Prefeitura de Porto Nacional e Oxitec instalam primeiras caixas do Aedes do Bem no município

A cidade é o primeiro município da região Norte a aderir à tecnologia sustentável

aeds                                                                                                                                                   Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Parceria público-privada que deu certo. Com o objetivo de atuar no controle da população do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela, a prefeitura de Porto Nacional e a empresa britânica de biotecnologia, Oxitec Brasil, iniciaram, nessa quinta-feira (19), a ativação das Caixas do projeto Aedes do Bem™ na cidade. Nesta primeira etapa, três bairros serão contemplados com 102 caixas instaladas em locais estratégicos.

Durante a ativação, realizada no setor Jardim Brasília, o prefeito Ronivon Maciel expressou sua alegria em poder beneficiar a população com essa parceria. “Estamos sempre buscando formar parcerias a fim de beneficiar cada vez mais a nossa população, só tenho a agradecer à Corteva e Oxitec por esse projeto tão importante e necessário para a saúde da nossa população. Podem ter certeza de que nós daremos o nosso melhor para que os resultados sejam alcançados em Porto Nacional”, pontuou.

O Aedes do Bem™ é ativado apenas adicionando água. A caixa produz mosquitos machos que não picam e não transmitem doenças e sua principal função é acasalar com fêmeas invasivas do Aedes Aegypti. As fêmeas resultantes desse acasalamento não sobrevivem, o que significa menos mosquitos fêmeas nas gerações seguintes nos bairros tratados.

Em Porto Nacional, o primeiro município da região Norte a aderir a esta tecnologia sustentável e inovadora, as Caixas do Bem, com os ovos do mosquito, estão espalhadas estrategicamente nos setores Nova Capital, Vila Nova e Jardim Brasília e serão monitorados por Agentes de Combate às Endemias da prefeitura de Porto Nacional até que os mosquitos se tornarem adultos quando serão soltos para realizarem o acasalamento.

Conforme a secretária municipal da Saúde, Lorena Martins Vilela, os dados registrados das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, em 2022, ultrapassou 650 confirmações. “O nosso município é uma área endêmica nos casos de Dengue, Zika e Chikungunya. No ano de 2022 tivemos 2.754 casos notificados e destes, 657 foram confirmados, sendo registrado um óbito. Por isso, receber esse projeto para nós é muito importante. Essa parceria só está começando e tenho certeza de que trará grandes resultados para a população”, explicou.

A coordenadora de campo da empresa Oxitec no Brasil, Luciana Medeiros, falou sobre o sentimento de ver o projeto sendo executado em Porto Nacional. “Isso tudo é um marco histórico para a Oxitec, não só estamos chegando na região Norte mais representa a primeira comunidade que vai receber o nosso produto após o início da comercialização e isso significa que o nosso produto irá alcançar o seu objetivo”, afirmou.

Por: Mychelle Tauane