Prefeitura de Porto Nacional inicia 2ª etapa do encoleiramento de cães contra a Leishmaniose

Mais de 5 mil animais de 23 bairros, irão receber o dispositivo durante quatro anos, sendo substituídas após um período de seis meses

IMG 1659 Eas                                                                                                                               Por: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

A secretaria municipal da Saúde de Porto Nacional, iniciou nesta quarta-feira, 01, nos setores Santa Rita de Cássia e Nacional, a segunda etapa do encoleiramento de cães com foco na prevenção da Leishmaniose Visceral Canina no município, e consequentemente na garantia da proteção de animais e seres humanos. As coleiras à base do inseticida, deltametrina 4%, colocadas nos animais, repelem a aproximação do mosquito transmissor da Leishmaniose. A ação faz parte de um projeto nacional do Ministério da Saúde criado em 2021.
Em Porto Nacional, mais de 5 mil animais de 23 bairros, irão receber a coleira durante quatro anos, a ação é dividida por ciclos de seis meses para a substituição das coleiras antigas. Não é recomendado que a coleira impregnada com inseticida seja utilizada em cães já diagnosticados com a doença. A troca é realizada e monitorada por equipes da secretaria de Saúde do município.

Leishmaniose Visceral (calazar)

A Leishmaniose é transmitida pela picada de um flebótomo contaminado (conhecido como mosquito palha) e pode acometer cães e humanos. Alguns sintomas que podem levar o proprietário a desconfiar que o animal está doente são: descamação seca da pele, pêlos quebradiços, nódulos na pele, úlceras, febre, atrofia muscular, fraqueza, anorexia, falta de apetite, vômito, diarreia, lesões oculares e sangramentos.

O combate ao inseto vetor deve ser feito com aplicação de inseticida no ambiente e o uso de produtos repelentes no cão. Além disso, as pessoas devem evitar deixar os animais em ambientes úmidos e que acumulem material que possa facilitar a criação do mosquito.

Confira o cronograma da 2ª etapa do encoleiramento de cães em Porto Nacional

cach                                                                                                                                  Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

As datas podem sofrer alterações

01/02 a 03/02 - Santa Rita de Cássia e Nacional