Porto Folia 2023: Desenterro da “Buiúna” e desfile de Bonecos Gigantes abre as festividades do carnaval em Porto Nacional

O evento que reuniu uma multidão, também contou com uma atração extra, a Buiúna filha foi uma das novidades do espetáculo que já acontece há 22 anos

 

WhatsApp Image 2023 02                                                                                                                    Foto: Mychelle Tauane/Secom  Porto Nacional

Uma grande festa marcada por muita alegria e cultura popular, foi realizada no início da manhã desta sexta-feira, 17, em diversas ruas e avenidas de Porto Nacional. O tradicional desenterro da Buiúna e o desfile dos bonecos gigantes abriram as programações do melhor carnaval da região Central, o Porto Folia 2023. O evento que reuniu uma multidão, também contou com uma atração extra, a Buiúna filha foi uma das novidades do espetáculo que já acontece há 22 anos no município e é fundamentada na famosa Lenda da Buiúna, símbolo maior do patrimônio imaterial na cidade. O cortejo saiu do Centro Histórico ao som da Banda Municipal, Tambores do Tocantins e seguiu até a Antiga Rodoviária localizada no setor Aeroporto. 

Inspirado em uma peça de teatro escrita pelo portuense Everton dos Andes, no ano de 2000, o projeto estreou no carnaval de Porto Nacional no ano de 2001 pelo próprio criador da peça teatral, trazendo o enredo para as ruas da cidade. Segundo a lenda, a Buiúna que  se manifesta em todo o alto do Tocantins, Araguaia e Amazonas, esconde sua cabeça no subsolo da Catedral Nossa Senhora das Mercês e o seu corpo atravessa o Rio Tocantins, a lenda mistura elementos da cultura afro e indígena. 

No local, o prefeito de Porto Nacional entregou a chave simbólica da cidade para o Rei Momo, Rainha do Carnaval e a Rainha da Melhor Idade, a ação representa o início das festividades carnavalescas em todo o município. “Estar vivenciando as nossas tradições aqui na Capital da Cultura do Tocantins é um sentimento muito especial, o desenterro da Buiúna faz parte do carnaval de Porto Nacional e nós acreditamos que essa é uma festa que tem o sentimento de alegria, amizade, reencontros e muita diversão”, disse o Prefeito Ronivon Maciel.

O bloco da Buiuna configura-se como um grupo de cultura popular e foi o único que sobreviveu ao tempo no carnaval de Porto Nacional que por muito tempo perdeu a tradição dos blocos carnavalescos. Atualmente, o projeto emprega 34 pessoas compostas por figurantes e carregadores dos famosos bonecos gigantes. 

Segundo o criador do enredo, a inovação e a volta dos blocos, será fundamental na promoção do turismo local e no aquecimento da economia. “Estamos felizes por ver que essa gestão está retomando um trabalho que foi tradição há alguns anos atrás  e isso está sendo fundamental para o desenvolvimento do carnaval na nossa cidade, Não tenho dúvidas de que impulsionará o comércio e será fundamental na geração de emprego e renda”, pontuou Everton dos Andes.

Programação do Porto Folia 2023

  

Sexta-feira – 17/02

Atração 2: Abertura Oficial do Porto Folia 2023 – 1º dia (Tambores do Tocantins, Adriano Araújo, Barões da Pisadinha, Pagode Vip Moral)

Horário: A partir das 20h

Local: Circuito Cultural Beira-rio

 

Sábado - 18/02

Atração 1: Porto Folia 2023 – 2º dia (Orquestra Big Band, Marcelo Oliveira, Biu do Piseiro, Xama no Pagode)

Horário: A partir das 20h

Local: Circuito Cultural Beira-rio

 

Domingo - 19/02

Atração 1: Matinê Porto Folia 2023 – Banda D’vinil - Matinê

Horário: 18h

Local: Circuito Cultural Beira-rio

Atração 2: Porto Folia 2023 – 3º dia – (Resenha Good, Izo Maranhão, Max e Luan, Juarez Falcão)

Horário: A partir das 20h

Local: Circuito Cultural Beira-rio

 

Segunda-feira - 20/02

Atração 1: Porto Folia 2023 – 4º dia (Everton dos Andes, Maykinho Top, Humberto e Ronaldo, Rafa Souza)

Horário: A partir das 20h

Local: Circuito Cultural Beira-rio

 

Terça-feira - 21/02

Atração 1: Matinê Porto Folia 2023 – Banda D’vinil - Matinê

Horário: 18h

Local: Circuito Cultural Beira-rio

Atração 2: Porto Folia 2023 – 5º dia (Paulo Ferreira, Vitor e Luan, Batukerê, Orquestra Big Band)

Horário: A partir das 20h

Local: Circuito Cultural Beira-rio



Por: Mychelle Tauane
Secretaria Municipal da Comunicação