Prefeitura de Porto Nacional realiza ações de conscientização na Semana Nacional do Trânsito

Neste ano de 2023, o lema da campanha é: “No Trânsito Escolha a Vida”

presdathe

Foto: Divulgação/Secom Porto Nacional

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Superintendência de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, juntamente com a Secretaria de Gestão e Governança, Secretaria de Saúde, Itpac, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Detran Tocantins, irá realizar a partir desta segunda-feira, 18, até a quarta-feira, 20, ações educativas que visam a conscientização dos motoristas em relação aos perigos no trânsito.

plangetagem

Foto: Divulgação/Secom Porto Nacional

No evento de abertura que aconteceu nesta segunda-feira, 18, foi realizada uma ação, com simulações de acidentes no trânsito, demonstrando ao público quão séria uma colisão pode ser. Também foram distribuídos panfletos educativos, além da apresentação de cartazes com frases de impacto, como o lema da campanha, “No Trânsito Escolha a Vida”.

O superintendente de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, Marcílio Parente, falou sobre a importância da campanha. A Semana Nacional do Trânsito acontece há 26 anos, desde 1997. Procuramos levar a conscientização para as pessoas, aos munícipes não só de Porto Nacional mas do país inteiro. Infelizmente, aqui no Tocantins de janeiro até julho, 250 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito”, destacou.

compiperu

Foto: Divulgação/Secom Porto Nacional

Marcílio ainda frisou em sua fala: “Pelas estatísticas, 90% dos acidentes de trânsito são culpa dos condutores dos veículos, muitas vezes por displicência, imperícia e imprudência. Então, nosso objetivo é conscientizar a nossa população, levando a sério o lema “No Trânsito Escolha a Vida”.

A Secretária Municipal de Saúde, Cristiane Nunes, também falou sobre a Semana Nacional do Trânsito. “Essa mobilização reforça a importância dos cuidados no trânsito, e a atenção. Com isso, a gente espera despertar e reduzir os nossos atendimentos na urgência e emergência. É importante que a população abrace essa ideia conosco”, finalizou.

O coordenador do serviço de urgência e emergência de Porto Nacional, Wagner Santana Moreira, deu orientações para motoristas e pedestres. “Estamos sempre procurando alertar a população sobre os perigos no trânsito, pois muitos não medem as consequências, o que gera inúmeros acidentes. Somos preparados para atender qualquer ocorrência, seja ela por acidente ou de outra natureza. Temos todo o preparo para socorrer e amparar as vítimas, ressalto que é imprescindível a ação de um profissional nessas situações. Caso ocorra qualquer incidente, liguem imediatamente para o 192 e 193.

Por: Anne Karianny Moreira
Secretaria Municipal de Comunicação