Pesquisador é destaque a nível nacional da CAPES com dissertação que estuda a história da radiodifusão no município

O estudo está sendo realizado pelo pedagogo e historiador Marcelo Alessandro Honorato de Souza, que reside no município desde os seus quatro anos de idade

marcelo

Foto: Divulgação/Secretaria municipal da Comunicação

Porto Nacional ganha destaque com pesquisa de mestrado que estuda a origem, a trajetória e a atualidade da radiodifusão no município. O bolsista, que é destaque na CAPES, responsável pelo estudo é o morador da cidade Marcelo Alessandro Honorato de Souza, de 40 anos.

Professor Marcelo nasceu na cidade de Mossoró (RN), mas reside em Porto Nacional com sua família desde os quatro anos de idade. Ele conta como surgiu o interesse pela pesquisa. “Sempre fui dedicado aos estudos, à leitura e à pesquisa porque trazia em meu interior uma curiosidade científica. Sempre questionava as situações e procurava respostas. Por isso, decidi seguir o caminho da pesquisa como forma de corresponder esse desejo de conhecer, compreender e contribuir com a Sociedade em geral”.

Intitulada “Sintonizando o Rádio em Porto Nacional (1968-2002)”, o trabalho procura realizar um estudo reflexivo ao resgatar a memória de elementos históricos de destaque através da metodologia da história oral. O pesquisador destaca que é importante registrar devidamente informações relacionadas à história do rádio na região. “Trazer o conhecimento e o resgate histórico de um meio de comunicação tão importante como a presença de emissoras de rádio em Porto Nacional, cujas emissoras foram embrionárias para o sistema radiofônico da recém criada capital Palmas, sendo expandida posteriormente para todo o Estado de Tocantins”, pontua.

Em 2020, ele recebeu o título de Cidadão Portuense e se emociona ao relembrar as oportunidades que teve aqui. “Ser selecionado como pesquisador destaque a nível nacional me emociona, pois cresci na capital da cultura do Estado de Tocantins. Esse reconhecimento também é da cidade que sempre me acolheu. Amo esta cidade”, declarou o pesquisador.

O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, afirmou que a cidade sente muito orgulho com a dedicação e sucesso de professor Marcelo. “Nós ficamos muito contentes quando um cidadão da nossa cidade consegue realizar sonhos e leva o nome do nosso município junto da sua história. Esperamos que a história de Marcelo inspire nossos estudantes”.

A dissertação de mestrado atualmente está na etapa em que Marcelo fundamenta o estudo com publicações consultadas através de banco de dados de teses e artigos. “Busca-se conhecer bem o percurso histórico desde o surgimento, formação e expansão do rádio no Brasil, dado seu início em 7 de setembro de 1922, perpassando pela expansão e difusão radiofônica em Goiás, em 1942 com a criação da rádio Amplificadora Cutural de Anápolis, cuja emissora teve grandes influências do modelo das emissoras norte-americanas, até chegar ao norte goiano, precisamente na cidade de Porto Nacional, no período compreendido o recorte histórico entre 1968, quando surgiu a primeira emissora de rádio clandestina chamada de Difusora do Tocantins”, explicou o estudante.

Por: Anne Karianny Moreira
Secretaria Municipal de Comunicação