Covid-19: Comitê Operacional de Emergência implementa ações em Porto Nacional

WhatsApp Image 2020 04 27 at 17.23.42 Prefeitura de Porto Nacional cria Plano de Contingência para combater o Coronavírus no Município

Acompanhando o histórico mundial da infecção pelo Coronavírus, bem como, a polarização da doença, a Prefeitura de Porto Nacional, através da Secretaria Municipal da Saúde – Vigilância em Saúde está sendo incisiva na conscientização da população e na intervenção da proliferação do vírus, em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município (UBSs) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Para isso foi criado um Plano de Contingência para Infecção Humana pelo novo Coronavírus. Neste plano serão abordadas as áreas de intervenção e a imediata execução do que foi proposto.

O Plano vai nortear as ações no Município, definindo objetivos e metas, e seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). A Secretaria estará na captura de rumores diante de casos suspeitos de infecção por Covid-19; vai notificá-los; analisará as informações das unidades notificantes; e vai realizar a busca ativa desses casos, surto e óbitos, assim como, investigação de comunicantes.

Outra iniciativa será a coleta e o envio, ao laboratório de referência, de amostras clínicas de suspeitos para diagnóstico e/ou isolamento viral; organização do fluxo de assistência diante de casos suspeitos de infecção, o que inclui regulação de casos; e a ampla divulgação de informações e análises epidemiológicas sobre a doença.

Ainda dentro das atribuições da Saúde municipal para o combate e cuidado com a Covid-19, estão a gestão dos insumos no Município; capacitação de recursos humanos para execução das ações de assistência e Vigilância em Saúde; e a estruturação dos núcleos de Vigilância na UPA.

Autoridades Sanitárias para notificação

Seguem os plantões contínuos, por parte da Vigilância Municipal, através dos números (63) 3363-5714/9 9289-0672 e, também, pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde o CIEVS Estadual: 0800 642 7300/3218-1785/9 9241-4832.

O número de profissionais de saúde envolvidos deve ser o menor possível. Os profissionais que atenderão os casos deverão seguir as orientações do protocolo do Ministério da Saúde.

Texto: Willian da Luz

Foto: Secom Porto