Pandemia: UPA e UBSs de Porto Nacional passam por desinfecção

WhatsApp Image 2020 05 07 at 15.02.22 UBS de Pinheirópolis

Desde o dia 28 de abril a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e as 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Porto Nacional estão passando por desinfecção diariamente e sem data prevista para acabar. A iniciativa é mais uma medida de segurança e saúde pública tomada pela Prefeitura de Porto Nacional, através da Secretaria Municipal da Saúde, para combater o avanço do novo Coronavírus, responsável pela Covid-19.

A desinfecção é realizada por uma pulverizadora motorizada, adquirida pela Secretaria. Um técnico, devidamente paramentado e com EPIs adequados, manuseia o equipamento. A dissolução é de um litro de água sanitária para 10 litros de água. No total, 20 litros de solução desinfetante por pulverização.

WhatsApp Image 2020 05 07 at 15.04.20

UBS Escola Brasil

Na UPA, a desinfecção acontecer três vezes ao dia, devido o fluxo de atendimento. Nas UBSs, apenas uma vez.

As unidades de saúde dos Distritos de Nova Pinheirópolis e Escola Brasil também estão sendo atendidas com a desinfecção.

A desinfecção continua, ainda, em vários logradouros públicos da cidade, como em praças, ruas e avenidas.

Porto Nacional é um dos municípios do Tocantins que sai na frente no cuidado com a saúde pública. A comunidade reconhece e tem feito sua parte.

WhatsApp Image 2020 05 07 at 15.02.24 1

Porto Nacional sai na frente no cuidado com a saúde pública.

Desinfecção em Luzimangues

Desde o dia 04 de maio as equipes de desinfecção da Secretaria Municipal da Saúde estão atuando em alguns espaços públicos de Luzimangues, como as unidades de saúde (UBS e Unidade Mista de Saúde Portal do Lago), Subprefeitura e na Estação de Integração. Os profissionais pulverizam todos os ambientes com hipoclorito de sódio (água sanitária).

Eles têm vestimenta adequada e EPIs – Equipamentos de Proteção Individual. Preferencialmente, a medida acontece em pontos com maior circulação de pessoas.

Um outro equipamento pulverizador foi comprado só para os profissionais de desinfecção que atuam no Distrito.

WhatsApp Image 2020 05 07 at 15.02.23

A desinfecção é realizada por uma pulverizadora motorizada

Recomendações de desinfecção

A inativação do vírus pode ser alcançada após 1 minuto, com uso de desinfetantes como etanol a 70% ou hipoclorito de sódio (principal componente da água sanitária). Recomenda-se uso de álcool a 70% para desinfecção de equipamentos de uso comum, como termômetro e estetoscópio, ou pequenas áreas, e de hipoclorito de sódio a 0,5% para desinfecção de superfícies.

WhatsApp Image 2020 05 07 at 15.04.18

Preferencialmente, a medida acontece em pontos com maior circulação de pessoas

Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos desinfetantes domésticos contendo hipoclorito de sódio. Usar, preferencialmente, a água sanitária 2-2,5% – diluir uma parte de água sanitária (250 ml) para 3 partes de água (750ml), para obter 1 litro a 0,5% para desinfetar superfícies como pisos, azulejos, paredes, banheiros e cozinha. Se a superfície estiver suja deve ser limpa primeiramente com água e sabão ou detergente e após, ser realizada a desinfecção.

WhatsApp Image 2020 05 07 at 15.02.24

A comunidade reconhece e tem feito sua parte

Cuidados com a água sanitária: a água sanitária (hipoclorito de sódio) é um desinfetante e alvejante que pode danificar tecidos (principalmente coloridos) e ser corrosiva com metais. Se usada em superfícies metálicas, enxaguá-la com água após o uso. A água sanitária pode causar irritação na pele, por isso deve-se utilizar luvas e realizar a limpeza preferencialmente com ambiente ventilado.

WhatsApp Image 2020 05 07 at 15.00.42

Espaços públicos sendo desinfetados