NOTA DE ESCLARECIMENTO - Enfrentamento à Covid-19 em Porto Nacional

 

WhatsApp Image 2020 03 31 at 14.42.12 2

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

A Prefeitura de Porto Nacional informa que a Rede Municipal da Saúde foi toda estruturada na Atenção Básica e Especializada, com investimento em infraestrutura, ambiência com mobiliários, equipamentos e processos de trabalho sólidos, além de uma equipe altamente capacitada. Esses avanços e resultados possibilitam, diariamente, um cuidado resolutivo com a população e atendendo às diversas demandas.

Em relação ao enfrentamento à Covid-19, o Município segue os protocolos clínicos com embasamentos científicos, discutidos continuamente com os profissionais da Rede e, também, com especialistas da área. É realizado o acolhimento dos pacientes, testagem rápida e demais exames para o diagnóstico da Covid -19, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), UPA e na Unidade Mista de Saúde de Luzimangues.

São ofertados kits de medicamentos para os pacientes confirmados, além do monitoramento diário dessas pessoas por uma equipe multiprofissional e pelo Núcleo de Vigilância em Saúde, via telefone. A Saúde Municipal ainda oferta o Teleatendimento Médico (consulta e avaliação), para favorecer a comodidade dos pacientes que estão em isolamento domiciliar.

O protocolo é claro. Caso o paciente não se sinta bem, é imprescindível que procure os serviços de saúde de imediato. Como forma de acolher essas demandas de pacientes positivos para Covid-19 e os casos suspeitos, foi inaugurada e está em pleno funcionamento a Unidade Municipal de Referência à Covid-19, toda equipada inclusive com respiradores, medicamentos e equipe capacitada para dar suporte resolutivo no cuidado da população. A única do Tocantins.

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, agradece às centenas de trabalhadores da saúde do Município, que diuturnamente tem trabalhado com compromisso e competência, visando, impreterivelmente o bem-estar de todas as pessoas.

 

Secretaria Municipal da Comunicação