Unidade Municipal de Referência à Covid-19 fortalece amplo trabalho de enfrentamento da doença em Porto Nacional

A única do Tocantins com prédio próprio

Integrando uma série de ações de combate e enfrentamento ao novo Coronavírus, Porto Nacional recebeu no dia 10 de julho de 2020, uma moderna Unidade Municipal de Referência à Covid-19, entregue pela Prefeitura através da Secretaria Municipal da Saúde. O Centro de cuidados atende casos suspeitos e confirmados da doença, realiza testagens, avaliação médica e dá alta a pacientes que precisam fazer uso de medicação ou serem observados. Casos complexos ou graves não são atendidos nesta Unidade. A estrutura conta com recepção, sala de acolhimento, três consultórios, sala de observação com capacidade para até cinco pacientes, salas para preparação de medicamentos e testagens, dois banheiros e uma lavanderia. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e nos feriados. Os atendimentos são pré-agendados e direcionados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e UPA.

O Centro de cuidados atende casos suspeitos e confirmados da doença

Porto Nacional vem registrando uma diminuição expressiva nos casos de Covid-19, neste mês de setembro, tendo em vista as medidas de segurança implementadas, via Decretos Municipais, que restringiu o fluxo de pessoas em horários pré-estabelecidos e outras medidas. Foram cerca de 200 casos a menos em comparação ao mês de agosto, mostrando a importância do respeito da comunidade em atender as determinações, diminuindo a circulação e as aglomerações.

A Unidade é um complemento ambulatorial, totalmente organizada e habilitada, dentro dos critérios técnicos do Ministério da Saúde (MS) e da Vigilância Sanitária, para acolher, de forma resolutiva, humanizada e de qualidade.

WhatsApp Image 2020 07 10 at 10.33.44

Consultório médico

WhatsApp Image 2020 07 10 at 10.33.43

Corredor de acesso aos departamentos

WhatsApp Image 2020 07 10 at 10.33.46 1

Sala de Medicação com capacidade para até cinco pacientes

WhatsApp Image 2020 07 10 at 10.33.44 1

Sala de Acolhimento

WhatsApp Image 2020 07 10 at 10.33.46

WhatsApp Image 2020 07 10 at 10.33.47

Linha de frente e conscientização

A equipe multiprofissional é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, núcleo de monitoramento e vigilância em saúde, recepcionista, coordenador geral, servidores da área administrativa e de serviços gerais.

Marco Antônio Gomes e Suzana Veras, que atuam na Unidade, pontuaram que os serviços oferecidos são de extrema importância para a comunidade local e, também, dos Distritos de Nova Pinheirópolis e Escola Brasil. Eles destacaram, ainda, que há condições de trabalho para que os profissionais atuem com excelência no desempenho de suas funções.

Servidores Marco Antônio Gomes e Suzana Veras

De acordo com a coordenadora, Priscila Cunha, a Unidade de Referência, também conhecida como 'Covidário', atende a contento a comunidade, e entrega um serviço especializado com muito afinco à população que necessita do serviço de saúde.

“Recebemos diariamente em nossa unidade, pacientes que necessitam de acolhimento e acompanhamento específico dentro do tratamento da Covid-19. Os profissionais estão sempre dispostos a oferecer um atendimento com sensibilidade e resolutividade. A Vigilância Municipal em Saúde acompanha, de perto, os casos e nos auxiliam dentro do processo de agendamento e monitoramento. Além disso, fazermos as demandas livres, quando os pacientes procuram a Unidade", destacou a Priscila Cunha.

A secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito, chamou a atenção da população para uma reflexão sobre o comportamento. “A Unidade Municipal de Referência à Covid-19 está à disposição e as UBSs continuam sendo a porta de entrada para o acolhimento das pessoas com sintomas, contudo, se precisa do comportamento consciente de cada um, de que a melhor forma de enfrentamento da doença é com o uso obrigatório de máscara em qualquer local do Município, o distanciamento social e o isolamento social voluntário, saindo de casa somente se necessário. O vírus é invisível e está numa celeridade muito grande em todo o Estado. A adesão de todos é fundamental”, observou.

WhatsApp Image 2020 07 10 at 10.02.29

Secretária Municipal da Saúde, Anna Crystina Brito

Localização

O prédio fica localizado no setor Nova Capital, ao lado do Centro de Especialidades Médicas (Ceme) e do Serviço de Assistência Especializada (Sae), e próximo da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas do Município (UPA).

Texto: Umbelina Costa e Willian da Luz

Fotos: Dornil Sobrinho