PORTO NACIONAL ESTUDA ADESÃO A CONSÓRCIOS DE AQUISIÇÃO DE VACINAS

Município avalia iniciativa da Cidade de Palmas e busca diálogo e alternativas para municípios menores do Tocantins. A capital aderiu na última segunda-feira ao consórcio promovido pela Frente Nacional dos Prefeitos-FNP.

Buscando diálogo e alternativas em várias frentes quanto a vacinação da COVID-19, o Prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, ligou na manhã desta terça-feira, 2 de março de 2021, ao Presidente da Associação Tocantinense dos Municípios-ATM, Prefeito Diogo Borges de Talismã. A iniciativa se deu após a capital Palmas assinar o protocolo de intenções de aquisição via Frente Nacional dos Prefeitos.

Vidio chamada 2

PORTO NACIONAL ESTUDA ADESÃO A CONSÓRCIOS DE AQUISIÇÃO DE VACINAS

Porto Nacional busca uma alternativa coletiva, em nível estadual, para avaliação da possibilidade aquisição do imunizante. A cidade atualmente contabiliza 4.437 casos, com 73 óbitos, sendo a 5ª cidade com mais casos e a 4ª com mais falecimentos. Essa articulação é possível após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em ação ajuizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e proferida no dia 23 de fevereiro de 2021, permite que estados, Distrito Federal e municípios possam comprar e fornecer à população vacinas contra a COVID-19.

De acordo com o Prefeito Ronivon Maciel, mesmo de forma cautelosa é importante para a cidade tomar a iniciativas a fim de garantir possibilidades de promoção da vacinação da população. “Acompanhamos atentamente a articulação da cidade de Palmas e valorizamos demais a iniciativa da Prefeita Cinthia. Nós buscamos as informações necessárias junto a FNP também, para estudar como está sendo conduzido. Ao mesmo tempo fizemos contato com a ATM, que nos informou estar dialogando com a Confederação Nacional de Municípios. Tenho buscado informações e dialogado com várias cidades, especialmente na região do Amor Perfeito (área de atendimento da saúde de Porto Nacional). Estamos atentamente acompanhando as possibilidades que vem surgindo até para termos celeridade numa eventual busca dos recursos para aquisição, inclusive por meio de emendas”, afirmou o prefeito.

Parceria com a ATM

Ainda de acordo com a Prefeitura, o gestor municipal entrou em contato por telefone com a Associação Tocantinense dos Municípios – ATM, para que a auxilie na integração dos municípios tocantinenses para aquisição da vacina, via Frente Nacional, Confederação, junto ao Governo do Estado ou até de forma autônoma. De acordo com o Prefeito, “ao ler a carta da FNP percebi que a ATM, de acordo com sua natureza, pode auxiliar os prefeitos em outras frentes de busca e aquisição. Então liguei ao Prefeito Diogo Borges de Talismã (Presidente da Associação), e sugeri que ele analise o fortalecimento dessa iniciativa que começou por Palmas, agregando mais cidades. Temos que reconhecer o esforço do Governo do Estado na aquisição e entrega, bem como dos nossos parlamentares para encontrar solução, então acho que com a ATM integrada ganhamos força nesse sentido. No fim o que importa é unir forças pra conseguir as doses da vacina e imunizar toda população”, finalizou Ronivon Maciel.

Secretaria da Comunicação (Secom)