Programa Meu Bairro Melhor encerra-se no Setor Cruzeiro do Sul e a Prefeitura de Porto Nacional já prepara a quinta edição

Programa Meu Bairro Melhor é encerrado no Setor Cruzeiro do Sul e a Prefeitura de Porto Nacional já prepara a quinta edição 5

 

Após melhorar a vida dos moradores da Vila Operária, Granville, São Francisco, Luzimangues e Setor Tropical Palmas, o programa “Meu Bairro Melhor”, realizado pela Prefeitura de Porto Nacional aconteceu durante a última semana no Setor Cruzeiro do Sul.

A Prefeitura uniu todas as secretarias para trabalhar a quarta edição do evento, que auxiliou de forma significativa as demandas reprimidas na área da saúde, assistência social, educação, entre outras.

O intuito é alcançar todos os bairros da cidade de forma abrangente otimizando os serviços realizados diariamente pelas equipes.

A principal demanda do programa refere-se à limpeza das ruas. A ação visa proporcionar maior conforto aos moradores, além de transmitir um sentido de harmonização nas ruas da região.

 

Programa Meu Bairro Melhor é encerrado no Setor Cruzeiro do Sul e a Prefeitura de Porto Nacional já prepara a quinta edição 2

 

Reforma da escola

Dentro da programação, o prefeito Joaquim Maia fez a entrega da reforma do prédio da Escola Municipal Divino Espírito Santo, acompanhado da secretária da Educação, Shirleyde Maia, da gestora educacional, Thayza Noleto, da secretária da Assistência Social, Verônica Fontoura, e do secretário da Infraestrutura, Cleyovane Lemos.

Atento a cada detalhe da ação, o prefeito Joaquim Maia, destacou a perspectiva de mais uma edição de sucesso do programa.

“Sabemos da importância de estarmos próximos às comunidades. Entregamos pra nossa comunidade todo serviço de limpeza, de recuperação de asfalto, de iluminação, ou seja, estamos recuperando todo o bairro, fazendo com que ele esteja em melhores condições para seus moradores. Ficamos felizes de estarmos trabalhando na reforma da praça daqui, e na entrega da revitalização da Escola Divino Espírito Santo, e deixar aos moradores esse legado do Meu Bairro Melhor. Temos certeza que cada um que reside hoje aqui no Cruzeiro do Sul, está entendendo o propósito dessa ação de melhoria e qualidade de vida”, pontuou o prefeito.

A gestora educacional da Escola Divino, Thayza Noleto, também destacou a importância da reforma como forma de melhorar as condições para o ensino e a aprendizagem.

“É um sentimento de alegria, não só da comunidade escolar - alunos, professores e funcionários, mas de todos que moram no setor. Recebemos a revitalização da nossa escola, com pintura, troca de piso, estrutura nova de janelas, portas, banheiros, aparelhos de ar-condicionados, e computadores de última geração. E com isso, ficamos muito felizes, porque estamos nos sentindo valorizados. Esse é um olhar especial que a gestão está tendo pra nossa educação, pois é muito importante um ambiente acolhedor. Inclusive, faz o aluno aprender mais, e com mais eficiência”, assegurou Noleto.

A Escola Municipal Divino Espirito Santo foi fundada em 1981, tem cerca de 380 alunos, e atende educação infantil e ensino fundamental. A reforma contemplou a troca da cobertura, piso, forro, portas, janelas, parte elétrica e sanitária, e nova pintura, com investimento de recursos próprios do Município.

 

Programa Meu Bairro Melhor é encerrado no Setor Cruzeiro do Sul e a Prefeitura de Porto Nacional já prepara a quinta edição 3

 

Educação

A professora pedagoga Alice Luz apresentou histórias divertidas de cunho pedagógico e educativo, sobre o Bullyng, a partir da história de “Da borboleta de uma asa só”. “Retratamos também a questão do negro, utilizando bonecos de cor negra pra contar outras histórias, também envolvendo crianças negras, onde mais ocorre o bullyng. Então, através dessas histórias plantamos a sementinha nos corações das crianças, e a gente tem a esperança que haja uma mudança de um mundo melhor”, disse a pedagoga.

Para a secretária Shirleyde Maia, a escola a partir da reforma de sua infraestrutura, dispõe agora de instalações privilegiadas para o desenvolvimento das relevantes práticas de ensino.

Ela enfatizou ainda que o prefeito Joaquim Maia demonstra prioridade com a educação de Porto Nacional, uma vez que está cumprindo o compromisso de melhorar o ambiente escolar.

“É um investimento mais que necessário para melhorar as condições educacionais da nossa rede municipal de ensino. Desde o início da gestão estamos, aos poucos, realizando os serviços e obras necessárias. Confiamos Também no trabalho pedagógico realizado pela equipe de profissionais que atuam nesta instituição, e para que esse trabalho continue evoluindo, é fundamental que todos tenham um ambiente de trabalho adequado”, analisou a secretária Shyrleide.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu vários serviços à comunidade, com distribuição de informativos, ações de saúde e exames de resultados rápidos.

“Nossas equipes de Saúde vem desde atendimento médico, triagem, aferição de pressão, peso, calculação do IMC, orientações nutricionais, testes rápidos de HIV, sífilis, e das hepatites. Nós sempre primamos pela promoção, principalmente. E a prevenção, que é o carro chefe do Ministério da Saúde, principalmente hoje na Atenção Primária, através de estratégias de saúde da família. Então a gente busca levar esses serviços da melhor forma pra toda nossa comunidade”, explicou a diretora da Atenção Básica do Município, Dilce do Nascimento.

Deborah Borges de Lima, médica de saúde da família, participou da ação e disse que é sempre um prazer poder ajudar as pessoas.

“Está sendo muito prazeroso e assim poder estar ajudando a comunidade de um modo geral. Essas ações do Meu Bairro Melhor que está abrangendo toda a acidade, com certeza está levando saúde a todos”, refletiu a médica Deborah.

 

Programa Meu Bairro Melhor é encerrado no Setor Cruzeiro do Sul e a Prefeitura de Porto Nacional já prepara a quinta edição 4

 

Assistência Social

A secretária Verônica Fontoura, afirma estar bastante satisfeita com os resultados do Meu Bairro Melhor. “Já estamos nessa quarta edição, e temos observado resultados positivos, e a Semas está sempre presente com suas atividades. Estamos com as equipes no atendimento do cartão do idoso, atualização da Bolsa Família, cadastro único, estamos também com as equipes dos CRAS, fazendo atividades lúdicas. Aprendemos cada dia mais sobre a comunidade, para uma gestão mais eficiente e eficaz, pois a população portuense merece”, destacou secretária Fontoura.

5ª Edição do Meu Bairro Melhor

Prefeitura de Porto Nacional levará até a comunidade do Setor Alto da Colina com disponibilização de serviços de todas as áreas da Administração Pública Municipal. Nos dias 22 a 25/10, serviços de infraestrutura e limpeza, e no dia 26 a culminância de atendimentos na comunidade, a partir das 8 horas na Escola Municipal União e Progresso.

Texto: Luciana Macedo (Secom Porto Nacional)

Fotos: Dornil Sobrinho (Secom Porto Nacional)