• bannerDefesaCivil

No Dia Mundial da Água, nascente do córrego das pombinhas em Porto Nacional recebe mutirão de limpeza e plantio de mudas

No dia Mundial da água nascente do córrego das pombinhas em Porto Nacional recebe mutirão de limpeza e plantio de mudas 3

Um mutirão de limpeza seguido de plantio de mudas foram realizados tendo em vista a revitalização da nascente do córrego das pombinhas.

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria de Planejamento, Habitação, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, realizou nesta quinta, 22, uma ação ambiental tendo em vista o Dia Mundial da Água. Um mutirão de limpeza seguido de plantio de mudas foram realizados com o objetivo de revitalizar a nascente do córrego das pombinhas

A Secretária da pasta, Flávia Ayres, acompanhou todo o trabalho que contou com a participação de alunos do 6º ano do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Defesa Civil (Brigada de Incêndios), Guarda Municipal e a empresa de abastecimento, BRK Ambiental.

“Essa ação de conscientização e revitalização da nascente pombinhas, visa preservar a localidade e recuperar as matas ciliares. Hoje, no Dia Mundial da Água, mostramos que o nosso recurso natural mais importante que temos não é mais ilimitado, e precisamos conscientizar nossa sociedade de preservar nossas nascentes e assim contamos com os alunos da nessa grande mutirão de limpeza”, explicou Flávia Ayres.

Revitalização

De acordo com o diretor de meio ambiente, Eduardo Benvindo, o processo de revitalização da nascente, já existe desde o ano de 2015, porém, ano passado todo o plantio de 500 mudas foram perdidos por conta de uma ação criminosa ocorrida por queimadas no local.

“Tivemos 90% do nosso projeto perdido com as queimadas na nascente. Hoje mostramos para os alunos a importância da conscientização dos pais e amigos, e retomamos o projeto com o plantio de tipos de plantas nativas, cajá, manga e angico. Fizemos um grande mutirão de recolhimento de lixo ao longo da nascente, e estamos retomando o projeto com ações de consciência ambiental e palestras”, ressaltou o diretor.

Participaram também do evento o Secretário Executivo, Thiago Valuá, representantes da empresa Fortaleza Agrícola e professores do colégio Sagrado Coração de Jesus.

Texto: Willian da Luz (Secom Porto Nacional)

Fotos: Rodrigo Alves (Secom Porto Nacional)