A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria da Produção, realizou na última terça-feira (21), a entrega da primeira colheita da horta educativa à Escola Delza da Paixão. A plantação fica localizada em um terreno ao lado da Unidade de Ensino.

Foram colhidas hortaliças como alface, couve e cheiro verde. Os alimentos serão utilizados na merenda escolar. A horta vai trabalhar com mais 20 itens diferentes de verduras e legumes. Beneficiará mais de 30 escolas de Porto Nacional, além dos abrigos.

“O que queremos e estamos buscando fazer é permitir uma melhoria e qualidade na alimentações das nossas escolas e dos nossos abrigos. Hoje eu tenho certeza que é possível realizar com pouco, porém com muita dedicação, é possível fazer muito”, enfatizou o Prefeito de Porto Nacional Joaquim Maia.

Prefeitura de Porto Nacional entrega primeira colheita da Horta Educativa para reforçar merenda das escolas e abrigos 2

Reforço na merenda escolar

A coordenadora da Escola Municipal Delza da Paixão Pereira, Maria das Mercês, explicou que as escolas só têm a ganhar com esse benefício. Ainda segundo Maria Das Mercês, as hortaliças da horta educativa serão um complemento a mais para os alunos da rede municipal. “Só temos a agradecer ao nosso prefeito Joaquim Maia e ao secretário Jefferson Lopes por terem essa ideia brilhante de fazer essa horta comunitária que há muito tempo está no papel e só agora saiu”, parabenizou Maria das Mercês.

Prefeitura de Porto Nacional entrega primeira colheita da Horta Educativa para reforçar merenda das escolas e abrigos 3

O que era lixão agora é uma horta

Já a cozinheira Zildete Ribeiro Patríciode Morais, explicou que antes o terreno ao lado da unidade escolar servia como lixão e o mal cheiro tomava conta da escola. “Essa ação da Prefeitura de criar essa horta foi muito boa e viável, diante disso agradeço a gestão Joaquim Maia por ter tomado essa iniciativa tão elogiável”, destacou Zildete.

Para o secretário da Produção, Jefferson Lopes, é um momento de emoção e alegria entregar à comunidade os resultados do projeto com aproximadamente dois meses de trabalho. “Temos a oportunidade de mostrar para a sociedade que estamos trabalhando em prol de uma qualidade melhor para atender a merenda escolar dos nossos alunos”, reiterou Jefferson.

Texto: Mychelle Tauane (Secom Porto Nacional)

Fotos: Eidimarques Vaz (Secom Porto Nacional)