A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou nesta segunda-feira, 15, a 16ª edição da Caravana da Saúde no Assentamento Flor da Serra.  As ações de saúde tiveram início às 8h da manhã na sede da Escola Municipal Carmencita Matos Maia.

Consolidação de ações de saúde na zona rural

Criada na Gestão do Prefeito Joaquim Maia, com o objetivo de fortalecer o trabalho na zona rural e assentamentos de Porto Nacional e Luzimangues. A Caravana se consolidou como programa de assistência médica e prevenção e atendimento humanizado, além de desafogar demandas reprimidas do campo.

“A cada caravana temos conseguido identificar nossa população que precisa de atendimento e consolidar nosso trabalho através de nossas equipes. Oferecemos vários atendimentos que passam de clínica médica e odontológicas, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, fisioterapia, nutricionista, distribuição de medicamentos, dentre outros”, informou Anna.

“O nosso desejo é ampliar o acesso dos usuários da zona rural e assim melhor ofertar os nossos serviços de saúde”, complementou a secretária.

Morador da região há mais de 15 anos, João Alves, falou da importância das ações. “Eu fico muito satisfeito pelo projeto nos atender aqui na região do Flor da Serra, nem sempre conseguimos ir na cidade fazer os exames e consultas, e hoje quando soube da caravana da saúde, vim cedo para consultar e medir a pressão e aproveitar pra renovar as vacinas que estavam pendentes”, ressaltou João.

Caravana da Saúde completa 16ª edição consolidando ações na zona rural de Porto Nacional 2

Oficina de agroecologia

Preocupada com as ações causadas por agrotóxicos e os males que os mesmos produzem a saúde dos moradores do campo, a responsável técnica pela saúde do trabalho Zenilde Carreiro de Carvalho foi responsável junto com uma equipe, de realizar uma das novidades dentro da Caravana da Saúde, a primeira oficina de Agroecologia.

“Além de ações de agroecologia, essa oficina trouxe para os alunos da Escola Carmencita Matos Maia e moradores da região, a produção do repelente natural feito à base de pimenta malagueta e álcool que serve para proteger a produção contra os fungos, e também o enraizador natural a base de batata doce e arroz, que ajudará no fortalecimento e na melhor qualidade no cultivo”, afirmou Zenilde.

A próxima edição da Caravana da Saúde acontecerá no próximo dia 26 de abril, e vai contemplar os moradores da região da Matança, que abrange os assentamentos Almécega, Família Feliz e Bom Sucesso, zona rural do Município.

Texto: Willian da Luz (Secom Porto Nacional)

Fotos: Rodrigo Alves (Secom Porto Nacional)