Vigilância em Saúde de Porto Nacional tem papel decisivo no enfrentamento à Covid-19 no Município

 

 

WhatsApp Image 2020 07 28 at 10.55.23

Parte da equipe de Vigilância em Saúde fazendo os acompanhamentos

 

Responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis; pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis; pela saúde ambiental e do trabalhador e, também, pela análise da situação de saúde da população, a Diretoria de Vigilância em Saúde de Porto Nacional e seu quadro de profissionais altamente capacitados tem tido um papel fundamental no enfretamento da emergência em saúde pública causada pelo pandemia do novo Coronavírus. O Município vem desenvolvendo um trabalho alinhado e muito bem definido, onde as experiências que deram certo tem sido compartilhadas com outras cidades.

É a coordenação de Vigilância Epidemiológica, sob o comando de Lillian Carolyne, que recebe e monitora todos os casos de síndrome gripal, notificados. O setor também monitora os pacientes, elabora o Boletim Epidemiológico e analisa os dados epidemiológicos. A partir disso, acompanha e traças metas de bloqueio de transmissão.

 

WhatsApp Image 2020 07 28 at 13.46.14

Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Lillian Carolyne

 

A Diretoria de Vigilância em Saúde está diretamente ligada à Secretaria Municipal de Saúde.

 

WhatsApp Image 2020 07 28 at 10.56.24

Profissionais capacitados na execução dos trabalhos

 

Muitas são as ações desenvolvidas pelo setor e uma delas é a ‘qualificação da informação’. Tudo que chega ao Serviço é retroalimentado no sistema nacional do DataSus para que o Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) tenham ciência de todas as notificações em âmbito municipal.

Essas notificações precisam estar completamente preenchidas, incluindo endereço e número de telefone correto, para que o acompanhamento e monitoramento seja efetivo.

Outra iniciativa vital é a ‘observação dos casos’. Todas as ocorrências positivas para Covid-19 são seguidas, diariamente, pela equipe de monitoramento - profissionais da saúde treinados a prestarem essa assistência via ‘Teleconsulta’. É dado aos pacientes suporte, acompanhamento e orientação, quando precisarem buscar o Serviço através dos sinais e sintomas relatados.

No ‘monitoramento de contatos’, todos os contatos primários dos pacientes positivos são acompanhados pela equipe de Vigilância que avaliará a situação de saúde. É feito o agendamento da testagem, quando forem enquadrados os casos que atendam os critérios de testagem, sempre respeitando a linha do tempo da doença – 1º: tempo de exposição, 2º: período de incubação, 3º: período de manifestação da doença.

O ‘envio das amostras coletadas’ ao Laboratório Central do Estado (Lacen/TO) é outra ação essencial. As provas partem de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), UPA, Unidade Mista de Saúde de Luzimangues e do Centro Municipal de Referência à Covid-19 de Porto Nacional, o único do Tocantins. Para estas, uma equipe multiprofissional foi habilitada e treinada para coletar RT-PCR (Covid-19), para análise.

 

WhatsApp Image 2020 07 28 at 10.48.50

Monitoramento de contatos

 

O diretor de Vigilância em Saúde, José Roberto Aires destacou que “o Município faz cuidadosamente as coletas e as envia, em tempo hábil, ao laboratório de referência”. Nossas equipes estão de prontidão e trabalhando incansavelmente, para que possamos dar um retorno válido e positivo à sociedade”, disse.

 

WhatsApp Image 2020 07 28 at 10.34.43

Diretor de Vigilância em Saúde, José Roberto Aires

 

Todas as amostras são cadastradas em um sistema que as gerencia e onde são inseridos os laudos dos resultados após verificação do Laboratório Central. O Laboratório Municipal dispõe de uma equipe responsável pela logística de receber as amostras das unidades, cadastrar e as enviar ao Lacen.

O ‘Boletim Epidemiológico’ qualifica, diariamente, as informações para que sejam tornadas públicas, através de um informe epidemiológico onde são delineados os dados para o acompanhamento da evolução da doença dentro do território municipal. Esses dados são utilizados para subsidiar as tomadas de decisões no combate à doença.

 

WhatsApp Image 2020 07 28 at 10.25.11

Boletim Epidemiológico

 

Outras ações igualmente importantes, seguras e eficazes é a realização de bloqueios, fiscalizações, blitze educativas e as barreiras sanitárias. Todas estas necessárias para frear o avanço da doença no Município.

 

WhatsApp Image 2020 05 15 at 09.30.44

Orientações sobre a Covid-19 para o caminhoneiros em Luzimangues

2da1084b e45d 4cb7 975c b9f5caefd5adBarreira Sanitária em Porto Nacional

 

Segundo a OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em 30 de janeiro de 2020, que o surto da doença causada pelo novo Coronavírus (Covid-19) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional – o mais alto nível de alerta da Organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional. Em 11 de março de 2020, a Covid-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia.

Na Região das Américas, 4.210.400 pessoas que foram infectadas pelo novo Coronavírus se recuperaram, conforme dados de 26 de julho de 2020.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a OMS estão prestando apoio técnico ao Brasil e outros países, na preparação e resposta ao surto de Covid-19.

  • Medidas de proteção: lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel 70%, e cobrir a boca com o antebraço quando tossir ou espirrar (ou utilize um lenço descartável e, após tossir/espirrar, jogue-o no lixo e lave as mãos).

Se uma pessoa tiver sintomas menores, como tosse leve ou febre leve, geralmente não há necessidade de procurar atendimento médico. A pessoa pode ficar em casa, fazer autoisolamento (conforme as orientações das autoridades nacionais) e monitorar os sintomas. Procure atendimento médico imediato, se tiver dificuldade de respirar ou dor/pressão no peito.

 

covid19 folhainformativa 1000px karina zambrana3

 Higienização das mãos, uma das ações mais eficazes no combate à Covid-19

 

 

 

Texto: Umbelina Costa com informações da OPAS Brasil

Foto: Vigilância em Saúde e Karina Zambrana

Secretaria Municipal da Comunicação