Secretaria Municipal de Agricultura realiza emissão dos primeiros CAFs e reforça importância do cadastro para acesso a políticas públicas
O cadastro é um importante documento que identifica oficialmente o agricultor como integrante da agricultura familiar
Secretária de Agricultura Pecuária

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento iniciou, na manhã desta segunda-feira, 7 de abril, à emissão dos dois primeiros Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF) no município, representando um significativo progresso para os agricultores familiares da região. A emissão está sendo realizada na sede da secretaria e marca um avanço no suporte à agricultura familiar da região.
O CAF é um importante documento que identifica oficialmente o agricultor como integrante da agricultura familiar, facilitando o acesso a diversas políticas públicas direcionadas ao setor, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e o Minha Casa Minha Vida Rural, além de outros programas do governo.
Segundo a secretaria, a emissão do CAF é autodeclaratório, ou seja, o produtor fornece informações sobre sua renda, situação fundiária e estrutura familiar. Não é preciso apresentar documento de propriedade da terra, basta comprovar a posse, seja como proprietário, arrendatário ou de outra maneira legítima.
"É um momento crucial para a agricultura familiar na cidade. Desde o final do ano passado, fomos credenciados como um ponto de emissão, porém o sistema estava passando por uma atualização. Agora com tudo regularizado, já conseguimos entregar os primeiros CAFs e os agricultores já deixam a secretaria com suas carteirinhas prontas para serem utilizadas” disse Fernando Windlin, secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Como emitir o CAF?
Os produtores interessados devem procurar o setor de atendimento ao produtor rural na Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Para emitir o documento, é necessário apresentar:
CPF e RG do titular e de todos os membros da família maiores de 16 anos;
Comprovante de residência (conta de luz, telefone, etc.).
Documento que comprove a posse ou propriedade do estabelecimento;
Documentos que comprovem a renda dos últimos 12 meses de todos os membros da família;
Certidão de casamento, se for o caso;
Número de celular e e-mail;
CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) de todos os membros maiores de 18 anos.
Dúvidas sobre o processo podem ser esclarecidas diretamente com a responsável pela emissão, pelo telefone (63) 99283-7517.
Últimas Notícias
11ª Conferência Municipal de Assistência Social começa amanhã, 11 de junho, em Porto Nacional
Prefeitura realiza Dia D da Cidadania nas Escolas Estaduais de Porto Nacional
Campanha Junho Vermelho: Prefeitura de Porto Nacional mobiliza secretarias em ação "Doe Sangue, Doe Vida"
Sozinho, Porto Nacional tem um quinto de todas as exportações do Tocantins
Porto Nacional promove 11ª Conferência de Assistência Social nos dias 11 e 12 de junho