Notícias
Cultura

Aldir Blanc: Porto Nacional consolida ações e recebe contribuições da classe artística em escuta pública

Serão distribuídos R$ 465.970,69 em dois editais, destinados a fortalecer projetos culturais e artísticos na região

Willian da Luz

24/04/2025

Evandro Silva

Porto Nacional começou na frente mais uma vez ao se tornar o primeiro município do Tocantins, e o segundo da Região norte do país, a aderir ao segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), um importante programa de fomento à cultura.

Nesta quarta-feira, 23 de abril, foi realizada no auditório da UFT Centro, a primeira escuta pública com a classe artística local, reunindo artistas, produtores e fazedores de cultura para discutir a aplicação dos recursos. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Jerfeson Nascimento, reforçou o pioneirismo de Porto Nacional. “Porto Nacional se orgulha de ser a primeira cidade do estado Tocantins e a segunda da região norte, a fornecer os dados necessários para participar da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de fomento a cultura, para nós foi importante essa reunião hoje aqui, onde discutimos com os artistas, aonde esse recurso será empregado. São quase R$ 466 mil distribuídos em dois editais. É um momento único, é um momento importante, é um momento de respeito com os fazedores de cultura de Porto Nacional,” pontuou.

 

O artesão Tauru, presente no evento, destacou a importância da escuta pública: “É muito importante essa escuta, porque aqui cada câmara representada é a hora de fazer a sustentação e reivindicar o seu direito sobre o recurso que é destinado justamente para atender a ponta. Então é oportunidade que cada fazedor de cultura possa ser contemplado com esse recurso”, afirmou.

A Secretaria de Cultura e Turismo ainda vai promover outras fases de escuta dos artistas portuenses.

Secretarias e Órgãos

Av. Murilo Braga, N: 1887, Centro - CEP: 77500-000

(63)3363-6000
8h às 18h, segunda à sexta