Museu e Casa de Cultura de Porto Nacional terão projeto de restauração voltado aos novos usos e atividades
Contrato entre IPHAN e empresa especializada foi assinado nesta sexta-feira, 25, na sede do Instituto, em Palmas
Foto: Evandro Silva/Secom Porto Nacional

Porto Nacional está entre as 105 cidades brasileiras contempladas pelo programa federal Novo PAC Seleções, voltado à preservação do patrimônio cultural. O município foi selecionado para receber recursos destinados à restauração de bens históricos, e como parte dessa conquista, foi firmado nesta sexta-feira, 25, o contrato para elaboração do projeto de restauração do Museu Histórico e da Casa de Cultura, localizados no Centro Histórico.
O documento foi assinado na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Palmas, entre a Superintendência do IPHAN no Tocantins e a empresa TS2 Arquitetura e Construções LTDA., do Mato Grosso do Sul, responsável pela elaboração do projeto.
A reunião contou com a presença do prefeito Ronivon Maciel, do secretário municipal da Cultura e do Turismo, representantes da empresa contratada e da equipe técnica do IPHAN. Nesse primeiro momento, será feito um amplo levantamento cadastral, histórico e arquitetônico das edificações, além do mapeamento dos danos estruturais. O objetivo é compreender as características dos imóveis e propor soluções que respeitem seu valor histórico e, ao mesmo tempo, os adequem a novos usos definidos em conjunto com a prefeitura e a comunidade.

“Nós sabemos que o IPHAN, em parceria com a Prefeitura Municipal, são os responsáveis por acompanhar todo o nosso patrimônio histórico, esse patrimônio tem um grande valor cultural e histórico para a nossa cidade. Nós sabemos que Porto Nacional é protagonista também na criação do Tocantins. Tudo começa por Porto Nacional e a nossa responsabilidade é muito grande. Por isso, estamos aqui hoje, assinando esse contrato para garantir o estudo profundo, para que nós possamos executar, recuperar e restaurar, eliminando as patologias no nosso Museu e na nossa Casa Cultural. Estaremos com a empresa fazendo todo esse levantamento e já com os recursos que nós estamos trabalhando com a bancada federal para que nós consigamos restaurar o nosso Museu, a nossa Casa de Cultura e com certeza vamos dar andamento, trabalhar em quatro mãos nessa gestão para que a gente consiga entregar de forma mais digna o nosso Centro Histórico”, pontuou o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel.
Segundo a superintendente do IPHAN no Tocantins, Cejane Pacini, o projeto evidencia a importância cultural das edificações. “É com muita alegria que hoje nós estamos aqui, um trabalho desde o ano passado que a gente desenvolveu quando teve o chamamento para as cidades do estado de Tocantins participar do Novo PAC Seleções. A cidade de Porto Nacional foi contemplada e trabalhamos em parceria com a prefeitura para que estivéssemos um projeto de restauração de uma edificação muito emblemática para o patrimônio de Porto Nacional e que faz parte da compreensão do que a gente tem de arquitetura colonial no território brasileiro. Então, esse edifício é muito significativo não só para os portuenses, mas para todos nós brasileiros, e a partir desse projeto, inclusive, a gente vai estruturar um projeto de forma que a gente socialize esse patrimônio existente naquele Museu”, ressaltou.
Últimas Notícias
Com apoio da prefeitura, mulheres de Porto Nacional ganham oportunidade no mercado de trabalho com curso de corte e costura
Experiência inovadora do SUS de Porto Nacional ganha prêmio estadual e segue para etapa nacional
Aldir Blanc: Porto Nacional consolida ações e recebe contribuições da classe artística em escuta pública
Última chance: IPTU 2025 com desconto de até 35% vence em 14 de maio
Prefeitura, Senai e Five Resort qualificam profissionais com curso de cozinheiro Industrial em Luzimangues