Museu e Casa de Cultura de Porto Nacional terão projeto de restauração voltado aos novos usos e atividades
Contrato entre IPHAN e empresa especializada foi assinado nesta sexta-feira, 25, na sede do Instituto, em Palmas
Foto: Evandro Silva/Secom Porto Nacional

Porto Nacional está entre as 105 cidades brasileiras contempladas pelo programa federal Novo PAC Seleções, voltado à preservação do patrimônio cultural. O município foi selecionado para receber recursos destinados à restauração de bens históricos, e como parte dessa conquista, foi firmado nesta sexta-feira, 25, o contrato para elaboração do projeto de restauração do Museu Histórico e da Casa de Cultura, localizados no Centro Histórico.
O documento foi assinado na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Palmas, entre a Superintendência do IPHAN no Tocantins e a empresa TS2 Arquitetura e Construções LTDA., do Mato Grosso do Sul, responsável pela elaboração do projeto.
A reunião contou com a presença do prefeito Ronivon Maciel, do secretário municipal da Cultura e do Turismo, representantes da empresa contratada e da equipe técnica do IPHAN. Nesse primeiro momento, será feito um amplo levantamento cadastral, histórico e arquitetônico das edificações, além do mapeamento dos danos estruturais. O objetivo é compreender as características dos imóveis e propor soluções que respeitem seu valor histórico e, ao mesmo tempo, os adequem a novos usos definidos em conjunto com a prefeitura e a comunidade.

“Nós sabemos que o IPHAN, em parceria com a Prefeitura Municipal, são os responsáveis por acompanhar todo o nosso patrimônio histórico, esse patrimônio tem um grande valor cultural e histórico para a nossa cidade. Nós sabemos que Porto Nacional é protagonista também na criação do Tocantins. Tudo começa por Porto Nacional e a nossa responsabilidade é muito grande. Por isso, estamos aqui hoje, assinando esse contrato para garantir o estudo profundo, para que nós possamos executar, recuperar e restaurar, eliminando as patologias no nosso Museu e na nossa Casa Cultural. Estaremos com a empresa fazendo todo esse levantamento e já com os recursos que nós estamos trabalhando com a bancada federal para que nós consigamos restaurar o nosso Museu, a nossa Casa de Cultura e com certeza vamos dar andamento, trabalhar em quatro mãos nessa gestão para que a gente consiga entregar de forma mais digna o nosso Centro Histórico”, pontuou o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel.
Segundo a superintendente do IPHAN no Tocantins, Cejane Pacini, o projeto evidencia a importância cultural das edificações. “É com muita alegria que hoje nós estamos aqui, um trabalho desde o ano passado que a gente desenvolveu quando teve o chamamento para as cidades do estado de Tocantins participar do Novo PAC Seleções. A cidade de Porto Nacional foi contemplada e trabalhamos em parceria com a prefeitura para que estivéssemos um projeto de restauração de uma edificação muito emblemática para o patrimônio de Porto Nacional e que faz parte da compreensão do que a gente tem de arquitetura colonial no território brasileiro. Então, esse edifício é muito significativo não só para os portuenses, mas para todos nós brasileiros, e a partir desse projeto, inclusive, a gente vai estruturar um projeto de forma que a gente socialize esse patrimônio existente naquele Museu”, ressaltou.
Últimas Notícias
III Corrida Beneficente CãoMiando Juntos em Porto Nacional tem inscrições prorrogadas até 23 de julho
Após sucesso de programação de aniversário da cidade, prefeito é alvo de ataques de fake news
Praia de Luzimangues fica lotada com shows, boa estrutura e Garota Verão
Shows de Matheus Fernandes, Forró Sacode e DJ Lelis levam multidão à Orla de Porto Nacional
Fé, emoção e comunhão marcam show de Davi Sacer no Dia do Evangélico em Porto Nacional